MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de março de 2012

Governo inclui sementes crioulas no Programa Brasil Sem Miséria


Governo federal deverá investir R$ 875 mil na aquisição dos grãos.
Sementes são produzidas por agricultores familiares de diversos estados.

Do Globo Rural
O governo irá comprar as sementes crioulas produzidas por pequenos agricultores para distribuir para famílias que vivem em situação de extrema pobreza.
Sementes crioulas são aquelas cultivadas e melhoradas pelo próprio agricultor. Elas atravessam gerações passando somente pelas mãos de agricultores familiares. “Tenho as sementes de milho vermelho e amarelo e as sementes de feijão rosinha e leite”, diz o agricultor Adenildo Fidélis.
Geralmente, as sementes crioulas são armazenadas em bancos comunitários como a unidade que fica no povoado de Boa Vista, no município de Maravilha, no sertão de Alagoas.
No processo de armazenamento as sementes são guardadas em garrafas pet de refrigerante ou cilindros de zinco bem tampados para evitar a umidade e preservar a qualidade do produto.
Cerca de 40 toneladas de sementes crioulas de feijão e de milho cultivadas por mais de 80 agricultores estão armazenadas para serem vendidas ao governo federal.
Este ano, as sementes crioulas foram incluídas no Programa Brasil Sem Miséria. A compra deverá ser feita pela CONAB por meio do PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, e as sementes serão distribuídas para as famílias carentes da região cadastradas no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Os técnicos da CONAB devem visitar neste mês as comunidades selecionadas para recolher amostras das sementes crioulas para verificar a quantidade de sementes selecionadas e fazer um teste de germinação. Somente após esta etapa terá início o processo de comercialização.
De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar, o governo federal deverá investir R$ 875 mil na aquisição de sementes crioulas de agricultores familiares em diversos estados do país.
O superintendente da CONAB em Alagoas, Eliseu Rego, disse que o governo deve começar a comprar as sementes em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário