MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de março de 2012

Fiéis recebem símbolos católicos em evento neste sábado em Fortaleza


Cruz e Ícone de Nossa Senhora da Jornada da Juventude visitam países.
Evento 'Bote Fé' será realizado na tarde deste sábado na Praia de Iracema.

Do G1 CE

Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora viajam por países para divulgar Jornada Mundial da Juventude de 2013 no Rio de Janeiro.  (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Fortaleza)Cruz Peregrina e ícone de Nossa Senhora viajam
por países para divulgar Jornada Mundial da
Juventude de 2013 no Rio de Janeiro.
(Foto: Divulgação/Arquidiocese de Fortaleza)
Católicos vão receber a cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, no evento 'Bote Fé', a partir das 15h deste sábado (3), no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. Guadalupe Monteiro, de 39 anos, é uma das fiéis que aguardam os símbolos, em especial o ícone de Nossa Senhora. “O ícone é a palavra de Deus escrita em linhas e cores. É um termo grego empregado para a pintura do sagrado”, diz a baiana que é iconógrafa desde 1997 e já 'escreveu' cerca de 50 ícones com imagens da vida de Cristo e de santos.
O ícone de Nossa Senhora acompanha a cruz de madeira e 3,8 metros da Jornada desde 2003 e é um presente do então papa João Paulo II aos jovens. O símbolo é uma cópia do ícone que está na Basílica Santa Maria Maior, em Roma. “Tenho muita admiração e respeito pelo ícone da Jornada. É o ícone que está na primeira e maior basílica para Maria do Ocidente”, conta.
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão no Ceará desde o dia 18 de fevereiro e passaram por diferentes municípios até chegar à capital. Os realizadores do 'Bote Fé' esperam a presença de 10 mil pessoas neste sábado na Praia de Iracema. O evento terá shows da Banda Missionário Shalom, Zé Vicente, Irmã Kelly Patrícia e participação especial de Suely Façanha e Banda Dominus.
Ícone de Nossa Senhora é presente de Papa João Paulo II a jovens em 2003. (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Fortaleza)Ícone de Nossa Senhora é presente de Papa João
Paulo II a jovens em 2003. (Foto: Divulgação/
Arquidiocese de Fortaleza)
Com um olhar especial, Guadalupe destaca, no Ícone de Nossa Senhora da Jornada, algumas simbologias da iconografia, como a presença de cruzes no manto da santa que representam a “proclamação de fé da virgindade perpétua de maria” e a expressão adulta mesmo no rosto de menino de Jesus. “Os ícones não são objetos de adoração e, sim, de contemplação. Gosto da frase que diz que o ícone é uma janela para a eternidade. As pessoas devem ter uma experiência espiritual diante de um ícone. Tenho muito amor e temor pelo dom que Deus me deu”, diz.
'Arte inspirada'
Guadalupe mora em Fortaleza e é uma das leigas consagradas pela Comunidade Católica Shalom. Mesmo sendo formada pela Escola de Belas Artes da Bahia, ela conta que o 'dom' para ser iconógrafo tem relação maior com a espiritualidade. “O iconografia é uma arte inspirada, precisa ter habilidades artísticas, mas, principalmente, ser uma pessoa orante. É difícil retratar o que não se crê. Seria uma arte vazia”, afirma.
Para se fazer um ícone, Guadalupe conta que o processo é minucioso com técnicas e tradições vindas dos primeiros séculos. Os ícones geralmente são feitos sobre uma madeira recoberta por um preparado de gesso e cola animal. Em seguida, é feito o desenho que segue padrões. “Os olhos sempre devem ser grandes, bem fixos para reforçar o caráter de contemplação. A anatomia não segue as proporções do corpo humano porque o objetivo é retratar o corpo transfigurado, a representação de céu e eternidade”, explica.
Guadalupe Monteiro faz ícones desde 1997. "O ícone é a palavra de Deus escrita em linhas e cores", diz. (Foto: Arquivo Pessoal)Guadalupe Monteiro faz ícones desde 1997. "O ícone é a palavra de Deus escrita em linhas e cores", diz. (Foto: Guadalupe Monteiro/Arquivo Pessoal)

A pintura do ícone é feita com a técnica da têmpera do ovo em que é produzida uma mistura com vinagre, vinho branco, pigmentos e gema de ovo. Uma das etapas finais na preparação do símbolo é a douração, quando se aplica ouro nas auréolas dos santos e no fundo da imagem para retratar a luz divina. Uma das principais características do ícones, segundo Guadalupe Monteiro, é o princípio da clarificação. “O fundo da imagem é escuro e vai sendo iluminado”, diz.
A iconógrafa explica que os tamanhos dos ícones podem variar e que o processo pode demorar até três meses. A baiana já fez ícones do formato de uma folha de papel ofício até a dimensão de uma parede. Entre os trabalhos, Guadalupe lembra em especial o que fez para presentear o Papa Bento XVI, em 2007. “É um ícone de 70cm x 40cm que retrata Nossa Senhora, o apóstolo Pedro e Cristo”, conta.

2 comentários:

  1. Zenilda santos castro6 de maio de 2012 às 20:18

    Guadalupe é uma artista plástica maravilhosa ela pinta com o coração fico muito orgulhosa de ser amiga dessa pessão de Deus minha conterrânea Milagrense bjs Pita que Deus continue te abençõando sempre

    ResponderExcluir
  2. Zenilda santos castro6 de maio de 2012 às 20:26

    Guadalupe é uma maravilhosa artistíca plástica, ela pinta com o coração sinto muito orgulho de ser amiga dessa pessoa iluminada e de ser sua conterrânea Milagrense. bjs Pita que Deus continue te abeçõando sempre saudades parabéns pela sua viagem a Roma e pelo seu encontro com o Papa Bento XVI Deus te acompanhe boa viagem. reze por mim, continuarei rezando por você sempre

    ResponderExcluir