MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de março de 2012

Especialista dá dicas para planejar o orçamento familiar em Sorocaba, SP


Pesquisa mostra que mais da metade dos brasileiros está endividada.
Após o carnaval, muitas pessoas planejam sair do vermelho.

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Núcleo de Tratamento de Dívidas começa a funcionar em Cariacica, ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Sorocabanos começam a se preocupar com
planejamento financeiro (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
O primeiro pagamento após o carnaval está chegando. Momento que muitos moradores de Sorocaba, interior de São Paulo, pensam em como sair do vermelho. “Antes do carnaval tudo é festa, mas agora em março a realidade nos alcança”, comenta o caminhoneiro Antônio Prado, de 48 anos.
As dívidas da família do caminhoneiro estão nas alturas. “Faltou controlar melhor os gastos fúteis, mas agora estamos colocando tudo no papel para tentarmos nos programar”, explica. Segundo Mário Amigo, professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, a chave para sair do vermelho é planejamento financeiro.
Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo aponta que cerca de 60% dos brasileiros estão endividados. “Apesar do acréscimo financeiro do 13° em dezembro, é comum que o consumidor gaste demais com itens supérfluos e, com festividades de final de ano e carnaval, esta situação se agrava”, esclarece o professor, que também é especialista em planejamento familiar.
O caminhoneiro espera que em poucos meses as finanças da família sejam regularizadas. “Eu quero muito trocar de carro, por isso espero conseguiu sanar todas as dívidas até setembro deste ano”, confidencia. Para ajudar pessoas como Antônio, o professor Mário dá algumas dicas:
- Os endividados devem ajustar o orçamento familiar mensal para reduzir gradativamente as despesas;
- As dívidas devem começar a ser pagas com este saldo extra;
*Verifique a possibilidade de renegociar as dívidas para linhas de crédito com taxas de juros mais baixas;
- Tente acordo com bancos e financeiras para que, se for o caso, seu nome seja excluído do Serviço de Proteção ao Crédito.
O especialista finaliza com uma ótima proposta para nunca mais entrar no vermelho. “Vivemos no país campeão mundial de juro real, então aproveite a oportunidade para ser um investidor e só tome crédito com a certeza de que tem capacidade de pagar”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário