MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de março de 2012

Espaço para pacientes com câncer não funciona há quase 1 ano em BH


Setor no Hospital das Clínicas está equipado para fazer atendimentos.
Mas não está aberto porque faltam profissionais para trabalhar.

Do G1 MG

Um espaço criado para atender crianças e adolescentes com câncer, em Belo Horizonte, está sem funcionar há quase um ano. Segundo o Hospital das Clínicas (HC), o motivo é a falta de profissionais para trabalhar no setor. Pacientes que poderiam ser beneficiados pelo serviço aguardam uma solução. É o caso de dona Aparecida que acompanha, há um ano, o tratamento da filha. A adolescente, de 13 anos, está internada atualmente no Hospital das Clínicas (HC) por causa de um câncer no osso da perna.
Mas a menina está em uma enfermaria ao lado de pacientes internados por outros motivos. A preocupação de dona Aparecida é que, pacientes com câncer, ficam debilitados, com baixa imunidade e, por isso, vulneráveis a infecções.
O problema poderia ser resolvido no HC porque há uma ala, de quase 800 metros quadrados, que ficou pronta em julho do ano passado. A unidade foi construída para ser dedicada exclusivamente ao tratamento do câncer em crianças e adolescentes com até 18 anos de idade, mas está vazia, completamente ociosa.
A capacidade é de atendimento mensal a 88 pacientes, nos 22 leitos. Vinte nas enfermarias e mais dois em quartos isolados. O espaço conta ainda com área de lazer, mas até hoje não funciona.
De acordo com o HC, faltam vários profissionais para que o setor entre em funcionamento, entre eles, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável pelo hospital, a lei proíbe a contratação de funcionários terceirizados. A universidade está em processo de negociação com uma empresa, criada pelo governo federal, que vai contratar funcionários para hospitais universitários de todo o país. A instituição informou também que será aberto, ainda neste semestre, um concurso público com vagas para médicos e enfermeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário