MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de março de 2012

Cremers vai apurar morte de 12 bebês na UTI neonatal de Canguçu, RS


Caso revela situação dramática dos hospitais do estado.
Média é seis vezes maior do que o normal entre recém-nascidos no RS.

Do G1 RS

O Conselho Regional de Medicina irá abrir na segunda-feira (12) uma sindicância para apurar a morte de 12 bebês na UTI Neonatal do Hospital de Caridade de Canguçu. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, que mandou fechar o local no final de fevereiro, a média nos hospitais gaúchos é de 13 mortes para cada mil nascimentos. O número de óbitos na cidade da zona sul do estado ficou seis vezes acima do normal.
"Agora o Conselho vai chamar as pessoas envolvidas para colher depoimentos e avaliar as responsabilidades", disse o presidente do Cremers Rogério Wolf de Aguiar à Rádio Gaúcha.
A UTI Neonatal do Hospital de Caridade de Canguçu funciona há apenas três meses. O contrato com a Secretaria da Saúde teria sido apresentado com um número de médicos que não se comprovou na prática. A unidade estaria operando com quatro médicos, enquanto que a exigência do estado é de, no mínimo, nove médicos. O Ministério Público abriu um inquérito para apurar o caso também.
A falta de estrutura das Unidades de Tratamentos Intensivos para gestantes no estado veio à tona no final de outubro do ano passado, quando uma mulher de 34 anos teve que esperar três dias e viajou 534 quilômetros para realizar o parto de gêmeos. A mulher, que mora em Santa Vitória do Palmar, cidade vizinha a Canguçu, procurou ajuda em municípios próximos, mas teve que ir até Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, para conseguir socorro médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário