MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de março de 2012

Clima prejudica produtividade e qualidade do caqui em SP


Safra de caqui vai ser menor na região de Itatiba, em São Paulo.
Comércio está prejudicado por causa da falta de qualidade.

Do Globo Rural

Os caquis estão grandes e em tons alaranjados, a fruta está no ponto de colheita e há muito trabalho pela frente.
Em São Paulo está concentrada 47% da produção nacional de caqui. A produção anual no município de Itatiba, a 90 quilômetros da capital paulista, é de quase seis mil toneladas. São quase 180 hectares, onde mais de 70 famílias cultivam a fruta.
No sítio de João Paulo Bergamin têm mais de 400 pés. Ele e o pai são os responsáveis pela colheita, que este ano deve ser menor do que em 2011. “A expectativa era colher, em média, 70 quilos de caqui por planta, mas com o granizo e o aborto, esse número será diminuído em 30%”, explica o agricultor.
A chuva de granizo atingiu a lavoura no início de dezembro, época em que os caquis começavam a crescer. Quatro meses depois é possível perceber o estrago provococado nos caquis. Muitos estão cheios de pintas ou furos, o que dificulta a comercialização.
No sítio de Edson Avelino, metade das frutas apresenta manchas e furos causados pelo granizo. O produtor faz os cálculos e acredita que o lucro deste ano vai ser bem menor. "No pico da produção, a oferta é maior que a procura, o quilo deve ser vendido na média de R$ 1,50".

Nenhum comentário:

Postar um comentário