MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de março de 2012

Casal viaja 60 mil km dentro de automóvel e registra belezas de MT


Casal termina a aventura no dia 25 de maio, após dois anos de viagem.
Em passagem por Mato Grosso, casal percorreu quatro cidades.

Do G1 MT
Casal em Kombi percorre o Brasil (Foto: Franco Hoff/Arquivo pessoal)Casal percorre o Brasil há quase dois anos com o 'Projeto Alice' (Foto: Franco Hoff/Arquivo pessoal)
Já são quase dois anos percorrendo 25 estados brasileiros com intuito de conhecer e compreender as raízes do interior do Brasil. Este é o projeto 'História de Alice' que está sendo realizado pelo casal Franco Hoff e Inês Calixto e que tem como objetivo transformar este trajeto em três livros e um documentário. Juntos, o casal já percorreu 60 mil quilômetros e além de registrar as belezas dos locais por onde passam, a cada parada, o casal realiza cursos de fotografia.
Os dois sairam de São Paulo no dia 25 de maio de 2010 e pretendem terminar o trajeto somente no dia em que vão completar exatos dois anos de estrada. Em Mato Grosso, Franco e Inês passaram por quatro cidades como Chapada dos Guimarães e Barra do Garças, onde tiveram contato com rituais realizado pelos índios Xavantes e Poconé.
Inês contou ao G1 que o nome do projeto faz referência a história de 'Alice no país das maravilhas'. “Chamamos o projeto de 'histórias de Alice' porque assim como a personagem do filme vivia suas fantasias do seu interior, nós buscamos as narrativas, as crenças populares do  povo brasileiro que reside no interior. Nós buscamos a lenda viva”, relatou.
Casal em Kombi percorre o Brasil (Foto: Franco Hoff/Arquivo pessoal)Franco e Inês ministram cursos de fotografia a cada
parada (Foto: Franco Hoff/Arquivo pessoal)
A viagem
A viajante contou como ela e seu companheiro tiveram a ideia de traçar um roteiro no interior do país. “Sempre que pudíamos, entre uma folguinha e outra do trabalho, viajávamos. Mas sempre reclamamos que o tempo era muito pequeno e sempre falávamos que quando a gente pudesse fazer um trajeto mais longo nós não perderíamos tempo. Em três meses o projeto estava pronto e já estávamos pegando a estrada”, contou.
Franco Hoff, relatou ao G1 que eles já visitaram aproximadamente 50 comunidades quilombolas. “Só com a visita destas comunidades podemos fazer um livro com inúmeras histórias”, observou. Ele contou que durante o percurso houveram algumas dificuldades. “Tivemos alguns problemas de mecânica. Em Goiânia, por exemplo, foi complicado mas sempre damos um jeito de resolver o problema” pontuou.
Experiências em Mato Grosso
O casal disse que uma das experiência mais empolgantes que eles encontraram no estado foi na Serra do Roncador, em Barra do Garças, 516 km de Cuiabá, com índios da etnia Xavante. Além disso, o casal disse estar encantado com a Gruta do Pézinho, que é uma caverna que tem vários desenhos de pés pelas paredes. “Foi uma experiência muito marcante que nunca tivemos antes”, salienta Inês. “Essa experiência foi bem diferente de outros estados”, completou Franco.
  •  
índios de Mato Grosso (Foto: Franco Hoff/Arquivo pessoal)Durante a viagem o casal conheceu índios da etnia
Xavante (Foto: Franco Hoff/Arquivo pessoal)
Na região do Pantanal, o casal pretende vivenciar a lida do pantaneiro. “Nós queremos ver aquele pantaneiro que pega água dentro do rio e que atravessa as áreas alagadas com cavalos. Ficamos sabendo que o cavalo pantaneiro é uma espécie distinta das outras e isso nos chamou a atenção também”, disse Franco.
Roteiros
Após visitar a cidades pantaneiras de Cáceres e Poconé, o casal pretende seguir para o estado de Rondônia. Eles querem ainda passar por alguns países da América do Sul como Argentina, Bolívia, Peru e Paraguai e retornar ao país por Santa Catarina, mas devem finalizar o roteiro no estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário