MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de março de 2012

Barco de atendimento itinerante deve atender 5 mil índios neste mês no AM


Projeto atenderá todas as comunidades do Vale do Javari.
Próxima missão está prevista para atender a região do Baixo Amazonas.

Do G1 AM

Projeto oferece expedição de registros indígenas (Foto: Divulgação/Seind)Projeto oferece expedição de registros indígenas
(Foto: Divulgação/Seind)
Expedição de pronto atendimento sai nesta terça-feira (13) para atender durante 15 dias até cinco mil indígenas no município de Atalaia do Norte, a 1.130 km de Manaus, na calha do rio Javari. O projeto é parte do programa do Pronto Atendimento Itinerante (PAI), criado em 2003 e coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas) para garantir o acesso da população do interior aos serviços gratuitos na rede estadual.

A jornada foi anunciada nesta sexta-feira (9) durante um evento de comemoração aos mais de dois milhões de atendimento realizado pelo programa desde sua criação em 2003. A cerimônia foi realizada no barco Zona Franca Verde – uma das três embarcações do PAI- ancorado na região da Ponta do Brito, em Iranduba. Na ocasião, o governo renovou a parceria com o Exército, que vai manter os serviços de emissão de documentos de dispensa militar, alistamento e saúde.
Barco Pai emte Registro de Nascimento Civil, título de eleitor, cateira de trabalho e RG. (Foto: Reprodução/Seas)Barco Pai emte Registro de Nascimento Civil, título de eleitor, cateira de trabalho e RG. (Foto: Reprodução/Seas)
Além do atendimento ao indígena, O barco Zona Franca Verde vai, durante três meses, oferecer serviços nas áreas da assistência social, cidadania e clínica médica, aos moradores de 14 comunidades em Atalaia do Norte e nos municípios de Tonantins, Jutaí e Fonte Boa. A próxima missão após a da calha do rio Javari está prevista para atender a região do Baixo Amazonas, iniciando em Boa Vista do Ramos até o município de Maués, em abril.

Novidades
Durante a cerimônia foi anunciada a incorporação de um mamógrafo em um dos barcos do PAI a partir do segundo semestre deste ano. Outra novidade do programa neste ano, segundo informou a secretária da Seas, Regina Fernandes, é a ampliação da banda larga dentro das três embarcações do programa, o atendimento previdenciário e serviços bancários via Banco do Brasil.

“Cada barco está dotado de 5GB de banda larga, acelerando e aumentando os serviços de emissão de documentos. Além disso, a parceria firmada com o INSS e Banco do Brasil nos permitirá levar serviços que a comunidade ribeirinha nunca teve antes”, comentou Regina, referindo-se aos serviços de previdência social e bancários realizados pela primeira vez no PAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário