MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de março de 2012

Aumento de mais de 13.700 remédios preocupa goianiense


Preços deverão ser reajustados no próximo sábado (31).
Novos valores foram autorizados pela câmara de regulação do mercado.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O aumento de preços de mais de 13.700 medicamentos previsto para o próximo sábado (31) está preocupando quem já gasta muito com farmácia. Uma dessas pessoas é o advogado Eduardo Magalhães, de Goiânia, que toma omeprazol com frequência, por causa de uma gastrite moderada. Além dele, o seu pai, que está com 96 anos toma remédios para sinusite.
“Nosso gasto mensal com medicamentos gira em torno de R$ 500. Vai ter que fazer uma adequação do seu orçamento, do seu dinheiro, de outras áreas, vai ter que migrar de outras áreas para esses medicamentos principalmente se for de necessidade e uso contínuo”, observa.
O aumento foi autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cemed) do governo federal. As farmácias e drogarias aguardam apenas o sinal verde do governo federal para atualizar os preços. O aumento será escalonado em níveis e com base na participação de genéricos.
Níveis
Os remédios do nível um, onde estão 12.499 medicamentos, ficarão 5,85% mais caros. Entre eles estão: omeprazol, indicado para o tratamento de úlcera e gastrite; antibióticos para infecção urinária como ciprofloxacino e de infecção respiratória como amoxilina.

No nível dois, que reúne 1.283 remédios, o aumento será de 2,80%. Neste grupo estão anestésico local como lidocaína e antipsicóticos como o rispiridona.
Os remédios do nível três serão reajustados para baixo. Depois de oito anos terão o preço reduzido em 0,25%. São 8.840 medicamentos que representam cerca de 10% das vendas de uma farmácia e tiveram aumento médio no ano passado de 5%.
Nesse grupo estão o Ritalina, usado no tratamento de déficit de atenção, o Stelara para psioríase e o Kaleta que é um antiretroviral, que é um coquetel para melhorar a resistência do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário