MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de março de 2012

Aposentada morre após esperar por vaga em UTI no ES, diz família


Ficou internada em uma Unidade de Pronto Atendimento durante 3 dias.
Secretaria de Saúde alega que a unidade só solicitou a vaga no domingo.

Do G1 ES com informações da TV Gazeta

Uma aposentada, de 76 anos, morreu nesta segunda-feira (5) enquanto esperava por uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, município da Grande Vitória, onde estava internada. A família está revoltava com a situação, mas a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) alega que a unidade só solicitou a vaga neste domingo (4). O enterro da idosa aconteceu na tarde desta segunda.
De acordo com o laudo médico, a causa da morte de Hermínia Maria Santos foi por complicações causadas por uma infecção urinária. A aposentada deu entrada na Upa na sexta-feira (2) e segundo familiares ela sentia muitas dores. Os parentes explicaram que já tinham procurado a unidade antes de o estado de saúde da aposentada piorar.
"Nós procuramos ajuda no dia 27 de fevereiro. O médico a examinou e depois liberou para voltar para casa. Mas ela voltou a passar mal, não aguentava de tanta dor", relatou o filho da idosa, Raildo Santos.
A família ainda explicou que neste domingo (4) a unidade conseguiu uma vaga em UTI para Hermínia, mas no município de Colatina, no Noroeste do estado. "Eles nos comunicaram 11h e a ambulância só chegou 17h30. Os próprios médicos de Colatina disseram que ela não tinha condições de ser removida", explicou a filha da aposentada, Rosilda Santos.
A Upa garantiu que prestou toda a assistência necessária à Hermínia Santos. Sobre o problema no sistema de saúde, o subsecretário estadual de saúde, Geraldo Queiróz, prometeu que a oferta de vagas em UTI vai aumentar em 2012 com a inauguração do novo Hospital São Lucas, em Vitória, e com a ampliação do Hospital Geral, na Serra.
Aposentado internado também espera vaga
O aposentado Edvaldo Pinheiro Argolo, de 74 anos, está internado no Hospital Dório Silva, na Serra, há nove dias. De acordo com a filha dele, o idoso também necessita de uma vaga em UTI.
Aposentada morre após esperar três dias por vaga em UTI, no ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Aposentada morre após esperar três dias por vaga em UTI, no ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

"Ele está sendo medicado, mas precisa de uma vaga na UTI para ter mais chances de sobreviver", explicou a filha, Amanda Argolo.
No final da tarde desta segunda-feira (5) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que a vaga solicitada pela família de Edvaldo já está disponível e que ele será transferido o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário