MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de março de 2012

Agricultores devem colher 210 mil toneladas de amendoim em SP


Há previsão de crescimento de 17% em comparação à última safra.
São Paulo responde por 87% da safra nacional de amendoim.

Do Globo Rural

Começou a colheita do amendoim em São Paulo. A ajuda do clima e a expectativa de aumento na safra causam otimismo entre os agricultores de Jaboticabal, São Paulo.
O agricultor Nilton de Souza Júnior, que produz cana-de-açúcar em Jaboticabal, no nordeste de São Paulo, cultiva amendoim na entressafra. Ele plantou 330 hectares e espera colher nesta safra mil sacas do grão. “Com os amendoins mais velhos está correndo tudo bem. Agora, os amendoins mais novos estão sofrendo muito. A gente tem mais 40 dias de safra e esperamos chuva”, diz.
O estado de São Paulo deve colher 210 mil toneladas de amendoim em 2012, com um crescimento de 17% em comparação com a última safra. O clima foi um dos motivos para a alavancada na produção. A chuva veio na quantidade e na hora certas para o desenvolvimento ideal das lavouras.
A produção deve ser 20% maior em relação ao ano passado na propriedade do agricultor Carlos César Pupin. “No ano passado a perda foi muito grande por causa da muita chuva na colheita”, avalia.
A cooperativa em Jaboticabal deve processar e comercializar mais de 65 mil toneladas de amendoim. A cooperativa vende para o mercado interno e exporta para o exterior. “Do ponto de vista da produção nacional a gente está voltando a atingir números que tínhamos na década de 80. Mas a própria expansão dos canaviais abre um grande espaço para o amendoim que é uma cultura de rotação bacana”, explica José Arimatéa Calsaverim, superintendente da cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário