MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Na noite de Natal, papais noéis do DF ficam sós ou longe da família


Maiores shoppings de Brasília contratam profissionais de outros estados.
Noel paranaense de 75 anos troca a comemoração de Natal pelo Ano Novo.

Káthia Mello Do G1 DF

Durante cerca de dois meses, eles ficam à disposição para tirar fotos, receber cartinhas com pedidos, distribuir sorrisos e doces para crianças e adultos. Os papais noéis profissionais que trabalham nos principais shoppings de Brasília são de outros estados e, devido ao trabalho, muitas vezes passam o Natal sozinhos ou longe da família.
Para muitos deles, o contrato se estende até a noite de Natal, quando a figura do velhinho de barba longa e branca e roupa vermelha é mais aguardada. É o momento da entrega dos presentes, da alegria, da confraternização e união das famílias.
Papai Noel há 13 anos, José xxx, 75 anos, trabalha durante dois meses em shopping na área central de Brasília  (Foto: Káthia Mello/G1) José Pereira, 75 anos, é Papai Noel há 13 anos. Ele trabalha durante dois meses em um shopping na área central de Brasília (Foto: Káthia Mello/G1)
O G1 conversou com papais noéis que vieram de Curitiba e de Recife para trabalhar em dois shoppings da capital. Os paranaenses moram em um apartamento alugado, na Asa Norte, em companhia do fotógrafo responsável pelas imagens oficiais de Noel. O pernambucano mora sozinho, em Ceilândia, durante o tempo que passa a trabalho na capital.

Para José Pereira, 75 anos, que está na atividade há 13 anos, o trabalho em Brasília termina na tarde do dia 23, quando ele viaja de volta para Curitiba. Mas o trabalho não para. Na noite de 24, ele já tem três casas agendadas. “Há dez anos faço visita a uma mesma família. A família já é minha família”.
Há 10 anos faço visita a uma mesma família. A família já é minha família. Minha última aparição é às 0h30. Depois eu vou para casa descansar. A família, a gente reúne no dia de ano novo"
José Pereira
Pereira diz que transfere a comemoração de Natal para outra data. “A gente já se acostumou. Minha última aparição é à 0h30. Depois eu vou para casa descansar. A família, a gente reúne no dia de Ano Novo”, revela.
Esta experiência o conterrâneo dele, Severo Rodrigues, 58 anos, terá pela primeira vez. O publicitário explica que não houve um motivo especial para decidir ser Papai Noel. "Há dois anos eu pesava 120 quilos e tinha o cabelo branco. Muita gente na rua me chamava de Papai Noel. Deve ter sido por isso." Ele emagreceu, mas deixou a barba crescer para entrar no mercado.
xxxx, de Curitiba, está trabalhando como Papai Noel pela primeira vez em Brasília (Foto: Káthia Mello/G1)O curitibano Severo Rodrigues está trabalhando como Papai Noel pela primeira vez em Brasília (Foto: Káthia Mello/G1)
Rodrigues disse que ainda não se preparou para passar a noite longe de casa. Ele espera personificar o bom velhinho na noite de Natal na casa de uma família de Brasília. "Se conseguir, será uma família onde espero levar alegria e olhar para uma criança e ver meus filhos. Se não tiver onde ficar, vou ficar em casa sossegado aproveitando para descansar. Vou dormir e aí quando acordar já passou o dia."
Claúdio Henrique Peixoto Pires, 58 anos, é Papai Noel há oito anos. Começou a trabalhar quando veio viver com uma irmã que morava em Brasília. Há dois anos, mora em Recife, mas volta sempre para trabalhar no Natal. Segundo ele, depois que os pais dele morreram, o Natal ganhou outro significado. "A noite de Natal é encantada, mas não tenho mais alegria. A minha alegria é fazer a alegria dos outros."
Apesar dos dois filhos e irmãos morarem em Recife ele só vai voltar para casa no dia 25. Após visitar algumas casas na noite do dia 24, o Papai Noel se reúne na casa da família do dono da empresa de entretenimento que o contrata para trabalhar no shopping.    
Papai Noel veio de Recife para trabalhar em shopping no Octogonal, em Brasília (Foto: Káthia Mello/G1)Papai Noel veio de Recife para trabalhar em shopping no Octogonal, em Brasília (Foto: Káthia Mello/G1)
Até para quem mora perto de casa, a véspera do Natal não é completa. Vicente Gomes da Silva, 62 anos, é professor da rede pública de ensino do Distrito Federal e há três anos trabalha como Papai Noel em um shopping que fica ao lado da casa dele, no bairro do Octogonal. “Eu preferia passar com a família, mas esse ano vou estar à disposição do trabalho também. Com meus filhos e netos eu passo o dia 25 e aí entro de férias”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário