Empresas de maquiagem apostam em cores cintilantes e luminosas.
Lojas de cosméticos veem lucros crescerem com vendas para o ano novo.
Fabricantes de esmaltes apostam em brancos, prateados e linhas com muito brilho. Já empresas de maquiagens lançam produtos com cores cintilantes e luminosas.
As cores preferidas das mulheres para esmaltar as unhas no ano novo são branco, prata, dourado e as cítricas e bem chamativas. A fábrica da empresária Clarissa Esaki, em Mauá, na Grande São Paulo, investiu nas cores que fazem sucesso no réveillon e intensificou a produção de esmaltes para atender a demanda sazonal.
“O dourado representa riqueza, dinheiro, então quando a pessoa quer atrair isso ela acaba apelando para o dourado, amarelo”, diz a empresária Clarissa Ezaki.
A empresa tem mais de vinte anos e começou com um investimento de R$ 300 mil. Hoje eles fabricam 500 mil vidrinhos de esmaltes por mês em mais de 150 cores, entre tradicionais cremosos e inovadores como os tons metálicos e com glitter.
A produção começa com a mistura da matéria-prima, que são os pigmentos, solventes e o verniz. Cada fórmula passa por um controle rigoroso de qualidade, em que são feitos testes de viscosidade e acidez em laboratório. “Se estiver muito ácido, ele pode ser corrosivo e prejudica a saúde. Pode causar irritação nas cutículas”, diz Sérgio Gomes, técnico químico.
A empresária trabalha em linha com as novidades da moda para driblar a concorrência do mercado e aposta numa produção rápida e versátil de novos esmaltes. “A gente procura trabalhar um nicho de mercado onde estão as consumidoras mais antenadas em moda e a gente consegue atende-las com produções pequenas porque não são as cores que todas as mulheres vão usar”, conta Clarissa.
A novidade da empresa é uma linha exclusiva de esmaltes, livre de substâncias tóxicas. Com a nova linha, Clarissa espera aumentar as vendas em até 50% e aumentar o faturamento da empresa, que hoje é de R$ 200 mil por mês.
O Brasil é o segundo país do mundo no consumo de esmaltes, atrás apenas dos Estados Unidos e, de acordo com a consultoria Euromonitor, no ano passado esse mercado movimentou mais de R$ 510 milhões no país.
Aproveitando este espaço, a drogaria em que Francisca Morais trabalha, em um shopping em São Paulo, aposta na venda de esmaltes. “As clientes ultimamente gostam de novidade e uma gama de cores. Tem que estar super variado”, diz a coordenadora de loja Francisca Morais.
Produtos com brilho e cores fortes lotam as prateleiras para agradar às consumidoras. Há opções e novidades em maquiagens como batom, rímel, sombra, blush e uma profissional para ajudar nos testes.
As maquiagens também ganham cores especiais para o réveillon na loja da empresária Cássia Isami, que diz que investir na variedade atrai clientes. “Elas são muito ligadas à internet, as tendências, tudo que está na moda hoje elas procuram bastante com a gente”, diz Cássia.
A loja de Cássia tem mais de 20 tipos de maquiagens e vende cerca de mil produtos por mês. Com faturamento médio mensal de R$ 120 mil, a empresária está otimista com os negócios e espera entrar em 2013 com o pé direito. “A cada ano que passa nos temos um crescimento e pra 2013 a tendência é 25 a 30% de crescimento”, diz.
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