MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de dezembro de 2012

Setor leiteiro termina ano com preços melhores e aumento na produção


Produtores do centro-sul do Brasil acreditam que 2012 teve bons resultados
Balanço do ano é positivo mesmo com a alta no custo da ração.

Do Globo Rural
No balanço do ano, os produtores de leite da região centro-sul do Brasil acreditam que 2012 teve bons resultados, mesmo com a alta no custo da ração.
Há mais de 30 anos na atividade, o produtor de leite Narciso Nascentes diz que o ano foi bom e tem motivos para comemorar. "Eu faço uma avaliação positiva. Apesar de que o custo da produção subiu muito com o aumento da soja e do milho, que são produtos básicos da ração leiteira, o leite manteve e não caiu o preço. O normal é todo ano, a partir de outubro, o leite cair o preço. Esse ano isso não aconteceu. Então, ainda mantém remunerando o produtor o suficiente para manter a atividade".
No sitio do produtor em Patos de Minas, no alto Paranaíba, a quantidade de 47 vacas no rebanho continua a mesma do ano passado. Mas houve aumento na produção. Narciso Nascentes faz três ordenhas por dia. Este ano, a média de produção por animal é de 33 litros. No ano passado, a produção chegava a 29 litros.
"O ano de 2012 foi bom para a atividade leiteira, uma vez que a produção cresceu 3,5% em relação ao ano anterior. O aumento na produção veio através de novas tecnologias pelo aumento de produtividade. Então o Brasil esse ano foi bem no leite e as perspectivas são boas para o próximo ano também", diz o professor Sebastião Teixeira Gomes, da Universidade de Viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário