MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Fincada do mastro de São Benedito reúne devotos em Vila Velha, no ES


Fé, tradição e música atraíu minhares de pessoas para a Barra do Jucu.
Durante a festa, os fiéis andaram cerca de três quilômetros com o mastro.

Daniela Carla Do G1 ES

Em comemoração ao Dia de São Benedito, milhares de devotos do santo negro, da Igreja Católica, saíram para as ruas do balneário da Barra do Jucu, em Vila Velha, para a tradicional fincada do mastro, na noite deste domingo (30). Ao som da casaca e do batuque do congo, dança tradicionalmente capixaba, a fé tomou conta da festa.
No bairro, a tradição de homenagear o santo atravessa gerações, e neste ano não foi diferente. Fiéis de todas as idades andaram aproximadamente de três quilômetros carregando o mastro de São Benedito, que pesa cerca de 100 kg. No decorrer da procissão, os homens carregaram o mastro enquanto mulheres e crianças acompanharam o percurso. “O que vale é a fé da gente, que renova o espírito. E com o ano novo chegando, isso traz muita paz para o coração de todo mundo”, disse o autônomo Marcos Antônio Barcelos.
Na segunda parte, foi a vez de as devotas carregarem o símbolo da festa. “Muitas acreditam que com a fitinha do santo elas conseguem casamento e até mesmo a graça que querem alcançar”, explicou a coordenadora da banda de congo Tambores de Jacarenema, Marina Vieira.
Após a caminhada, o momento mais esperado pelos devotos: a fincada do mastro, em frente à igreja de São Pedro, na Barra do Jucu, acompanhada de aplausos e muita música. Segundo os moradores, o símbolo da festa vai permanecer no local até o final do mês de janeiro.
Devotos andaram três quilômetros carregando o mastro, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Devotos andaram três quilômetros carregando o mastro, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Outra comemoração
Na noite da última quinta-feira (27), moradores da Serra, na Grande Vitória, também foram às ruas do bairro Serra Sede para participarem da Festa de São Benedito. A programação do evento também foi marcada pela tradicional fincada do mastro e a caminhada do navio, que é a réplica de um navio negreiro feito em cima de um carro de boi.
Para quem ainda não participou de nenhum das duas comemoração, a última etapa da festa em homenagem ao santo negro acontece no domingo de Páscoa, quando é feita a derrubada do mastro, em frente à Igreja Matriz, na Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário