MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de dezembro de 2012

Veja como abrir negócio em 2013


  • Mila Cordeiro | Ag. A TARDE
    André Ramos prepara-se para abrir uma doceria, a Doces Momentos, em Cajazeiras
Mais de 28 mil novas empresas foram constituídas na Bahia em 2012, além da entrada no mercado de quase 50  mil empreendedores individuais (EI), que formalizaram suas atividades no Estado e passaram a assumir o próprio negócio neste ano. Por semana, cerca de mil pessoas procuram o Sebrae, na Bahia, para obter informações sobre abertura de empresas, em busca de um mesmo objetivo: virar o  próprio patrão. E a tendência é o aumento das formalizações das atividades, motivado pela  facilidade de abertura de novos negócios.
Mas nem sempre abandonar um emprego de carteira assinada e  transformar-se no próprio chefe é tão fácil quanto parece. Quem está disposto  deve, antes de qualquer medida,  focar no planejamento do negócio. Elaborar um plano evita que os empresários de primeira viagem cometam erros comuns praticados por empresas que acabam fechando as portas devido à  insustentabilidade.
No Brasil, sete em cada dez empresas quebram após um ano de funcionamento, segundo pesquisa do Sebrae. O principal causador do encerramento das atividades é a falta de capital de giro, com 42%, seguido da falta de clientes (25%) e problema financeiro (21%).
Estratégia - E, embora a falta de capital de giro possa ser encarada como uma falha  financeira, o problema não passa de erro na estratégia de constituição. "A pessoa diz que não deu certo porque não tem capital de giro, mas, às vezes, até tem, mas a pessoa não fez o correto na hora de se planejar", afirma o consultor de empresas do Sebrae Ricardo Bruno Borges.
Foi para evitar problemas futuros e  cercar-se de maiores garantias que André Ramos,  27 anos, resolveu investir no planejamento antes de optar por montar uma doceria, a Doces Momentos, que será implantada em 2013 em Cajazeiras. O local e o tipo de negócio foram escolhidos com base em uma análise de mercado realizada a partir de um curso sobre gestão organizado pelo Sebrae, com duração de três meses.
Ramos identificou, por exemplo, que no bairro, o maior de Salvador, ainda não havia uma doceria do tipo. Identificou, também, no local, a possibilidade de trabalhar com a crescente classe C, hoje 50% da população. "Os entrevistados gostaram  da ideia e procurei saber se poderia dar certo", conta.
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste domingo, 30, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Confira dicas para quem quer ser patrão

Planejamento - As chances de um negócio dar certo depende de um planejamento prévio da atividade

Dificuldade - Maior parte de dificuldades apresentadas pelo negócio  está ligada às falhas do planejamento
Segurança - Planejar o negócio garante maior  segurança para quem está começando
Análise - É importante fazer simulação do que pode acontecer com a empresa a partir da análise de mercado
Garantia - Avaliação prévia evita que novo empreendedor  faça investimento em um área pouco vantajosa
Evitar erros - Elaborar plano evita que empresários de primeira viagem cometam erros comuns praticados por muitas empresas
Concorrência - Novos empresários devem avaliar o  comportamento da concorrência
Informações - Interessados devem buscar instituições como o Sebrae ou  especialistas do setor para receber as orientações
Oportunidades - Futuros empresários devem ficar atentos às novas oportunidades geradas por investimentos no Estado
Segmento - É importante ficar de olho em segmentos do mercado que estão em crescimento, como o  voltado  para idosos, por exemplo
Conhecimento - É indicado que o novo empreendedor se volte para uma área na qual já possua conhecimento técnico
Comportamento - Habilidades pessoais, como  paciência e  persistência, são fundamentais

Nenhum comentário:

Postar um comentário