MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de dezembro de 2012

Bloco Tradicional Os Foliões comemora 37 anos com homenagem


Este ano, o bloco vai homenagear tribo Os Apaches.
Tema será " Da tribo ao renascer da magia: foliões, a eterna paixão".

Do G1 MA

Os Foliões é o quarto bloco mais antigo de São Luís na atualidade, na categoria dos blocos tradicionais.  (Foto: Divulgação)Os Foliões é o quarto bloco mais antigo de São Luís na atualidade, na categoria dos blocos tradicionais. (Foto: Divulgação)
O bloco Os Foliões tem como tema para o Carnaval 2013:  da tribo ao renascer da magia: foliões, a eterna paixão. O tema é uma homenagem à saudosa tribo Os Apaches, um dos maiores nomes do carnaval maranhense em todos os tempos.

Este ano, o bloco está completando 37 anos de história. É o quarto bloco mais antigo de São Luís na atualidade, na categoria dos Blocos Tradicionais. É o mais premiado representante do carnaval maranhense, tendo realizado diversas apresentações em festivais e mostras pelo Brasil, Américas e Europa.

O bloco Os Foliões foi fundado pelo mestre Walmir Moraes Corrêa (comendador cultural) em 01 e maio de 1976. Após uma vitoriosa carreira carnavalesca, com títulos e vitórias na Tribo Os Apaches e Bloco Os Vigaristas (onde foi presidente em ambos), fundou um bloco tradicional de ritmo em sua comunidade, a histórica e famosa Rua Cândido Ribeiro (ou Rua das Crioulas e ainda Rua da Madre Deus), junto ao irmão Waldete Cabeça Branca (cantador o Boi de Maracanã) e os amigos Mauro Sérgio Guimarães Machado, Luís Fernando Lima Sá Vale e Carlos Augusto Soeiro Gomes.
De lá para cá, a família foliões somente cresceu e se tornou pioneira em diversos aspectos: primeiro bloco tradicional a se apresentar para o período carnavalesco, realizar projetos socioculturais, sair do Maranhão, participar de eventos nacionais e internacionais, desenvolver extensões artísticas, gravar LPS, CDS e DVDs.

Possui 11 títulos de carnaval de passarela, sendo que ficou quatro anos desfilando sem concorrer. Em termos de troféus Imprensa, possui 23 vitórias. Quanto a premiações, homenagens e vitórias em outros concursos, são mais de 70 troféus. Acompanhou nomes como Alcione, Gabriel Melônio, César Nascimento, Papete, Celso Reis, Ângella Gullar, Dominguinhos do Estácio, Rosa Reis, Inácio Pinheiro, Roberto Brandão, Lúcia Bastos, Jotha Júnior, Coqueiro da Vila, entre outros.
Número de componentes: 150. Bateria: 70 componentes. Valor individual da fantasia: R$ 600,00. No desfile de passarela, será o antepenúltimo bloco do Grupo a desfilar, já na madrugada de sábado para domingo. Em 2012, conquistou uma grandiosa vitória, com uma fantasia inédita no carnaval maranhense e um desfile cheio de garra e efeitos visuais, além de arrebatar sozinho o Troféu Imprensa.

Nos meses de janeiro e fevereiro, o bloco realizará apresentações particulares em São Luís, participará dos circuitos de rua, apresentações em bairros e comunidades, eventos culturais, encontros de blocos, desfile de passarela e apresentações em cidades do interior, como Itapecuru-Mirim, para onde irá na terça-feira gorda.

Entre suas principais extensões, destaca-se o Grupo Foliões, que completa 18 anos em 2012 e vai ganhar sua emancipação. Ao longo do ano, desenvolve diversos espetáculos, projetos socioculturais, teatro, oficinas, o show Folias Juninas, salas de leitura e mostras artísticas. Em julho, vai novamente representar o Brasil em importante festival internacional de cultura popular.
Grande parte de seus vitoriosos projetos foi desenvolvida pelo jornalista e produtor cultural William Moraes Corrêa, que hoje é o representante da IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário