MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mesmo proibido no país, chumbinho é vendido com facilidade em Goiás


Produto usado para matar rato pode ser comprado a R$ 5, em Anápolis.
Entrave entre Vigilância Sanitária e Agrodefesa impede fiscalização.

Do G1 GO, com informação da TV Anhanguera
A proibição da venda de chumbinho no Brasil não está intimidando alguns comerciantes em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia. Na última semana, a TV Anhanguera flagrou a comercialização do veneno com facilidade no município. Com uma câmera escondida, a equipe de reportagem conseguiu comprar o produto utilizado para matar rato por apenas R$ 5.
No município, o veneno, que não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi encontrado principalmente no Mercado Municipal e em casas de produtos agropecuários. Segundo a Vigilância Sanitária, o problema acontece porque a fiscalização é realizada por diferentes órgãos.
“Tem estabelecimento que é fiscalizado pela Vigilância Sanitária e existem outros, como as casas agropecuárias, que deveriam ser fiscalizadas pela Agrodefesa [Agência Goiana de Defesa Agropecuária]. Então, nós não interferimos no trabalho de outros órgãos”, alega o gerente de Vigilância Sanitária, Luiz Eduardo Mendes.
Entretanto, a Agrodefesa contesta e afirma que a responsabilidade de fiscalizar esse tipo de produto é da Vigilância Sanitária.
IntoxicaçãoNo último mês de julho, um bebê de oito meses ingeriu chumbinho enquanto brincava na casa de uma tia, em Itumbiara, no sul do estado. Segundo a tia Maria do Carmo Gomes dos Santos, o veneno estava em uma tampa de garrafa pet, debaixo do armário. Ele foi levado para o Hospital Municipal de Itumbiara e, em seguida, transferido de helicóptero para o Hospital Materno Infantil em Goiânia. Após dois dias internado, a criança recebeu alta médica e voltou para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário