MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vigilância Sanitária interdita cinco postos de saúde em Uruaçu, GO


Unidades foram fechadas após denúncias à Secretaria Estadual de Saúde.
Fotos mostram mofos nas paredes e lençóis estendidos sobre lixo hospitalar.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

A Vigilância Sanitária do Município de Uruaçu, no norte de Goiás, interditou cinco dos 11 postos de saúde da cidade. Parte do Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais), que funciona 24 horas, também foi embargado. As unidades foram interditadas depois de denúncias feitas à Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre as condições de funcionamento desses locais, que levaram à realização de vistorias pelo órgão de fiscalização. Após as inspeções, meses antes do fechamento, em janeiro deste ano, os postos de saúde foram notificados.
De acordo com fotos tiradas pela equipe da Vigilância Sanitária, há mofo nas paredes das unidades, cadeiras odontológicas sem condições de higiene, encanamento inadequado, estufas estragadas, salas alagadas e até lençóis estendidos sobre lixo hospitalar.
“Como a denúncia chegou no estado, veio a Vigilância, veio o Ministério Público. Eu fui notificada pela Superintendência e pelo Ministério Público. Eu tive que agir e interditar os postos”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária do Município de Uruaçu, Rosilda Alves de Almeida.
Cais
Além da interdição total dos cinco postos de saúde, a lavanderia do Cais de Uruaçu foi interditada. Um dos motivos é que a máquina de lavar não oferece mais condições de uso e não é usada há meses. Segundo os funcionários, há tempos eles vinham utilizando um tanquinho para lavar as roupas de cama dos pacientes internados. O resultado é que os quartos de internação acabavam ficando só com os colchões, sem lençóis.
A sala de Raio-X do Cais também foi interditada. Segundo a Vigilância Sanitária municipal, nesse local não há condições de segurança aos pacientes que fazem Raio-X. Um dos motivos é uma parede que dá para a rua, que não contem chumbo que evitar que a radiação ultrapasse. Além disso, nenhuma das portas tem proteção de chumbo, inclusive aquela que dá acesso à sala dos enfermeiros que passam o dia todo sem nenhuma proteção.
“A meta do Ministério da Saúde é oferecer saúde. Quando você oferece um telhado escorrendo água, mofo para todo lado, você está oferecendo doença”, ressalta Rosilda Alves de Almeida.
O chacareiro Feliciano Correia de Morais, que tem diabetes, afirma que prefere ir a outro município para fazer exames de rotina. “Muitas vezes, eu pego meu carro, saio daqui e vou a Mara Rosa para furar o dedo e fazer um exame de diabetes. Eu chego nos postos de saúde daqui e eles não fazem”, relata.
Nos postos de saúde, as portas permanecem trancadas e em alguns, a explicação para a interdição é informada logo na entrada.
A equipe da TV Anhanguera procurou a Coordenação dos Postos de Saúde da Família e a Secretaria de Saúde de Uruaçu, mas ninguém foi encontrado para gravar entrevista.
Adequações
Segundo a coordenação da Vigilância Sanitária Municipal, para que as unidades voltem a funcionar, será necessário, no mínimo, reparo dos tetos, banheiros, paredes, encanação, esgoto, mofo e, conserto das estufas danificadas. Para isso, foi dado um prazo de 30 dias para o início das adequações nos postos de saúde e Cais da cidade.
Segundo a promotora de Justiça de Uruaçu, Fabiana Cândido Máximo, já foi encaminhado um ofício ao Conselho Regional de Medicina em Goiânia solicitando vistorias nos postos de saúde e Cais 24 horas. Ainda segundo ela, depois da vistoria será dado prazo para as adequações apontadas na ação e ainda proposta ação civil pública para disponibilização de equipamentos e medicamentos. Enquanto isso, estão sendo feitas reuniões com os representantes da saúde para evitar a falta de médicos, medicamentos e cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário