MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Culinária amazônica é aposta para ceia saudável, diz nutricionista


'Mesa amazônica' é opção para quem não quer ganhar', diz nutricionista.
Refeições não podem ser negligenciadas, ressalta especialista.

Camila Henriques Do G1 AM
Restaurantes oferecem opções para quem não quer cozinhar no ano novo (Foto: Divulgação)Segundo nutricionista, carnes como chester e peru podem ser consumidas à vontade nas festas de fim de ano, se preparadas com molhos menos calóricos.  (Foto: Divulgação)
Festas de fim de ano são sinônimo de preocupação para quem não gosta de subir na balança e ver aqueles quilinhos a mais. Afinal, as calorias na mesa das ceias de Natal e Ano Novo são altas e não dá para ficar de fora da festa. Pensando nisso, o G1 procurou uma nutricionista para dar dicas para quem não quer exagerar.
De acordo com Yeda, a culinária regional tem uma gama de opções que podem ser aproveitadas no fim de ano. "Frutas da época, saladas, e, é claro, o nosso bacalhau e o pirarucu assado são dicas para uma mesa mais amazônica. Temos um arsenal de temperos e molhos regionais que podem formar uma ceia saudável", afirma.
A nutricionista destaca ainda que quem quer evitar peso extra na balança não pode ficar de jejum o dia todo e depois abusar mais tarde. "A melhor maneira é realizar as refeições normalmente durante o dia. O importante é respeitar a frequencia da alimentação de três em três horas, diminuindo a quantidade em cada refeição", recomenda.
Em seguida acrescente o pirarucu (Foto: Tiago Melo/ G1 AM)Pirarucu é uma das opções para ceia amazônica
(Foto: Tiago Melo/ G1 AM)
Pratos saudáveis, como salada de folhas e legumes crus ou cozidos, são outra dica da nutricionista. As carnes servidas no prato principal, como chester e peru, podem ser consumidas normalmente, segundo Yeda. "Elas possuem menor teor de gordura do que os outros tipos de carne, mas devem ser preparadas assadas e com molhos menos calóricos, como os agridoces, que realçam o sabor do alimento e são ótimos para melhorar o processo digestivo", ressalta.
Para a sobremesa, a nutricionista frisa que o ideal é consumir frutas, que são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais. "Porém, quem não resiste a um doce pode escolher alimentos preparados com adoçante, que possuem menos calorias que o açúcar comum", sugere.
Até o dia 24, o ideal é eliminar alimentos gordurosos, diz Yeda. Segundo a nutricionista, diminuir a ingestão de carboidratos e proteínas, mastigar bem os alimentos, eliminar a farinha, dar preferência a comidas saudáveis e tirar os industrializados do cardápio, entre outros, são fatores importantes na construção de uma dieta saudável. "Prefira alimentos assados aos fritos. Com isso, você corta quase um terço de calorias com a mudança de preparo. Faça lanches entre as refeições principais e não deixe de realizar o café da manhã", acrescenta.
Bebidas
Outro inimigo da balança, o refrigerante pode ser substituído por água. A nutricionista sugere ainda substituir a cerveja e o vinho pelo champanhe, que é mais leve. "As bebidas alcoólicas, como a cerveja e os destilados, devem ser evitadas, porque elas não satisfazem as necessidades de água que o nosso corpo precisa. Com isso, elas acabam fazendo com que o organismo perca ainda mais líquido. A dica é beber com moderação e intercalar com água ou água de coco, assim não há o risco de desidratação e ressaca", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário