MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Em Manaus, famílias preservam tradição de decorar casa para o Natal


Celebração motiva pessoas a inovar com decoração todos os anos.
Imagens de Papai Noel e pisca-piscas estão entre preferências.

Camila Henriques Do G1 AM

Além de decorar a sua residência, Maria Lucia ainda ajuda com a ornamentação da casa de seu pai (Foto: Camila Henriques/G1)Além de decorar sua residência, Maria Lucia ainda ajuda com a ornamentação da casa do pai dela (Foto: Camila Henriques/G1)
Em Manaus, não é difícil ver decorações chamativas em residências em todas as zonas da cidade. Para muitas famílias, entrar no clima da celebração significa manter a tradição, transformando a casa no cenário ideal para a ceia natalina.
Papai Noel, presépio e até biscoitos natalinos estão entre os "queridinhos" das entrevistadas pelo G1 (Foto: Camila Henriques/G1)Papai Noel, presépio e até biscoitos natalinos
estão entre os preferidos para a decoração
(Foto: Camila Henriques/G1)
A pedagoga Maria Lúcia Ferreira, 50, faz parte do grupo que desembolsa até R$ 3 mil para decorar a sala da residência, na Cachoeirinha, Zona Sul da capital amazonense. De acordo com ela, a relação com o Natal vem de família. "Eu adoro esse período. Tive a sorte de crescer em uma casa onde que sempre gostou das festas de final de ano e desse ritual de decorar a casa. Lembro que a minha mãe pegava uma árvore seca e enfeitava com algodão e presentes, que ela distribuía para as crianças carentes", conta.
Maria Lúcia costuma decorar a casa sozinha e também ajuda a enfeitar a residência do pai dela, no Campos Elíseos, Zona Centro-Oeste de Manaus. “Tem anos que já começo a comprar as coisas em outubro. Sou muito tradicional e gosto bastante de imagens religiosas e de Papai Noel”, revela a pedagoga, que possui um “portal” com vários enfeites do “bom velhinho” na porta da cozinha.
Rubia faz questão de deixar o pisca-pisca ligado 24h durante todo o mês de dezembro (Foto: Camila Henriques/G1)Rubia faz questão de deixar o pisca-pisca ligado
24h durante todo o mês de dezembro (Foto:
Camila Henriques/G1)
A advogada Rubia Hallak, 50, também não economiza quando o assunto é o Natal. Assim como Maria Lucia, Rubia possui uma “herança familiar” com celebração natalina. “Adoro arrumar a casa e reunir as pessoas que amo no dia 24. Às vezes juntamos até 30 pessoas para a ceia. Minha mãe sempre fez muita questão, tanto é que ela organizou o Natal aqui em casa mesmo quando eu, meu marido e meus filhos estávamos viajando”, lembra.
Por acreditar que “Natal é luz”, a advogada sempre deixa a residência, no Aleixo, Zona Centro-Sul da cidade, muito iluminada. “Os pisca-piscas ficam ligados 24h por dia, desde que a árvore é montada até o dia 31. Algumas vezes só desligo mesmo quando vou tirar a decoração do Natal”.
"Faça você mesmo"
Já na casa da professora aposentada Rosa Monteiro Lucena, 61, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, todos os anos a àrvore é montada com um tema especial à vista. Em 2012, ela resolveu homenagear os netos. “Coloquei enfeites de cupcake, sorvete, pirulito e outros doces, para lembrar da presença e da importância deles na minha vida”, diz.
Rosa gosta de inovar e criar enfeites natalinos a partir de utensílios como um pote de sorvete (Foto: Camila Henriques/G1)Rosa gosta de inovar e criar enfeites natalinos a partir de utensílios como potes de sorvete (Foto: Camila Henriques/G1)
Adepta do “faça você mesmo”, Rosa costuma reaproveitar alguns enfeites de anos anteriores e outros utensílios, como um pote de sorvete, que transformou em um Papai Noel. “Sempre compro coisas novas. É um investimento no qual acredito, porque o Natal é uma data que remete à família e aos valores religiosos. Também não deixo de lembrar dos que necessitam e muitas coisas dessa decoração também são aproveitadas por crianças carentes, como uma guirlanda feita de guloseimas”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário