MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de março de 2012

Prefeitura de Porto Alegre formaliza apoio à criação do Museu das Águas


Prefeito José Fortunati assinou protocolo de intenções em barco no Guaíba.
Prédio que promete ser marco arquitetônico deve ser construído junto à orla.

Vinícius Rebello Do G1 RS

Prefeito José Fortunati participou da cerimônia no barco Cisne Branco (Foto: Luciano Lanes/Divulgação/PMPA)Prefeito Fortunati assinou documento que apoia
criação do museu (Foto: Luciano Lanes/Divulgação)
No Dia Mundial da Água, o prefeito José Fortunati e o secretário em exercício de Habitação e Saneamento do Rio Grande do Sul, Deoclécio Grippa, assinaram nesta quinta-feira (22) um protocolo de intenções que formaliza o apoio à criação do Museu das Águas de Porto Alegre (Musa). A cerimônia foi realizada durante passeio no barco Cisne Branco pelas águas do Guaíba.
Inspirado em projetos semelhantes existentes na Europa e nos Estados Unidos, o Musa tem a pretensão de se tornar um centro de referência para a conscientização ambiental dos porto-alegrenses. Por enquanto, não há definição sobre o local a ser construído. O projeto, que definirá o modelo do prédio e as estimativas de custo da obra, deverá ser conhecido em concurso de arquitetura organizado pela Prefeitura.
Comandado por Zorávia Bettiol, o Comitê Pró-Museu das Águas – formado por profissionais de várias áreas de atuação, além de voluntários, ambientalistas e estudantes – trabalha há dois anos no projeto. A ideia é erguer um prédio totalmente autossustentável. “Estamos lutando para construir um ícone arquitetônico para Porto Alegre. A água é um elemento fundamental para a vida no planeta. O prédio tem de refletir tudo isso”, diz Zorávia.
Museu das Águas pode ser construído em Porto Alegre nos próximos anos 620x235 (Foto: Giovana Becker/Arquivo pessoal)Grupo de Trabalho esboça possíveis projetos para o museu (Foto: Giovana Becker/Arquivo pessoal)
O grupo planeja dividir o local em três eixos na capital gaúcha: educativo, histórico e artístico, com atividades abertas à população. Para a vereadora Sofia Cavedon (PT), o museu preencherá uma lacuna: “Sinto falta de um trabalho de conscientização em relação aos problemas do nosso manancial, que está contaminado em todas as nascentes. A construção do museu é um projeto importante para a preservação da água. Vai explicar todo o funcionamento do tratamento da água que vem do Guaíba”.
Os eixos do Museu das Águas
Educacional Maquetes, jogos, instrumentos audiovisuais, programações com escolas, cursos e seminários.
Histórico Exposição de artefatos e documentos relacionados com a história da água e seus usos.
Artístico Espaço para receber obras enfocando o tema do museu em diferentes aspectos.
Coordenador do projeto de Qualificação Urbanística da Orla do Guaíba e indicado para acompanhar os estudos sobre o Musa, o arquiteto Marcelo Allet acredita na possibilidade da obra ser realizada às margens do rio. O prefeito Fortunati prometeu colocar os membros do comitê em contato com o arquiteto Jaime Lerner, responsável pela revitalização da região. “A proposta é compatível com a orla de Porto Alegre. No mundo inteiro se faz isto. Se erguem ícones de arquitetura em áreas valorizadas e diferenciadas das cidades”, argumenta Allet.
Embora o projeto ainda não tenha saído do papel, os idealizadores vislumbram a criação de um museu moderno, onde a interação com o público seja o principal atrativo. “Conseguimos captar apoios de entidades significativas, estaduais e municipais. O museu será um marco importante para a cidade. Queremos criar um ícone para preservação ambiental que seja permanente. Um lugar onde as pessoas se conscientizem sobre a importância da água. O museu não deseja ser apenas uma mera exposição de acervos. Tudo será criado baseado na interatividade”, explica o ambientalista Leonel Braz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário