MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de março de 2012

Praia de Jericoacara é atração da Rota das Emoções no Ceará


Rota inclui três estados: Ceará, Piauí e Maranhão.
No trajeto da rota, Sebrae criou um projeto que reúne 800 empresas.

Do PEGN TV

A Rota das Emoções é um roteiro turístico que envolve os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Os passeios atraem cada vez mais visitantes por causa das belezas naturais e dos esportes radicais. No Ceará, a diversão acontece em Jericoacara.
São 480 quilômetros de praias. No Maranhão, o destaque são os lençóis maranhenses. Uma área de 155 mil hectares. Muito sol e dunas que se movem o tempo inteiro. Do Maranhão, a rota segue para o Piauí.
No delta do Parnaíba, calor e sol o ano todo. Um mar de água transparente e turistas do mundo inteiro. Do Piauí, a rota segue para o Ceará. A praia de Jericoacara fica no município de Jijoca, a 5 horas de Fortaleza. Lá, um bugue avança entre as dunas móveis e gigantescas. Passa por lagoas e por praias quase desertas.
No trajeto da rota das emoções, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) criou um projeto que reúne 800 empresas. Elas foram orientadas para atender bem aos turistas. São bares, restaurantes, hotéis e agências.
“Essa qualificação vai torná-los cada vez mais competitivos no mercado do turismo. A gente sabe que é um mercado que exige muita qualidade nos serviços e nos produtos”, diz Jacob Bandeira, do Sebrae de Sobral, no Ceará.
Em todo o país se espalham agências de turismo com o objetivo de atrair cada vez mais visitantes para a Rota das Emoções.
Uma agência de São Paulo conheceu de perto as belezas do trajeto e incluiu o roteiro como opção de venda. O Sebrae organizou encontros entre operadoras de turismo e empresários nordestinos, nas conhecidas rodadas de negócios. E outra ação do projeto foi trazer operadoras de turismo de Portugal, Espanha e Argentina para conhecer a região.
“Quem vai para a Rota das Emoções, não vai só para conhecer os destinos. Vai para vivenciar, porque a mistura de culturas e a vivência que você tem, em cada lugar, com o público local é inevitável”, revela Renata Barra, de uma agência de turismo.
Com tantos turistas, o faturamento das empresas da Rota das Emoções aumenta 25% ao ano. Só em 2011, elas faturaram mais de R$ 40 milhões. Resultado de uma gestão de negócios bem sucedida na região. “Essa qualidade repercute nos resultados que a gente encontra no projeto da rota”, diz a empresária Maria Ildiana Martins.
Em Jericoacara, a empresária Paula Salles Hernandez organiza os passeios de bugue. Ela traz turistas do mundo inteiro para cá. E com o projeto da rota, o faturamento aumentou 30%. “Hoje é considerado o roteiro integrado mais bonito do Brasil. As belezas são bem diversificadas. Cada dia você vê uma novidade”, diz.
Além de paisagens surpreendentes, os turistas podem se deliciar com a culinária da região. O restaurante da empresária Maria Ildiana Martins, na lagoa Paraíso, é a primeira parada da rota no Ceará. “A gente atende desde o café da manhã, almoço, depois eles vão para Jericoacoara”, revela.
No local, 40% dos clientes são estrangeiros. Por isso, os funcionários são bilíngues e o cardápio, em inglês. A empresária fez vários cursos do Sebrae, incluindo o “qualidade em atendimento”.
“A comida brasileira é muito gostosa. A gente não costuma encontrar na Itália. O lugar também é único”, opina a turista italiana Julia Uboldi.
Jericoacoara montou uma boa infraestrutura hoteleira. Bem no centro, fica a pousada de Nancy Moura. Hoje, o hotel recebe turistas de Portugal, Espanha e Argentina. Com a ajuda do Sebrae, a empresária criou um site para atrair mais hóspedes. “Para eu vender a pousada fora. Para o turista que está fora. São Paulo, Rio de Janeiro, fora do país”, comenta.
Quem visita Jericoacora aproveita o sol, o calor e a paisagem. Tudo é um convite para ficar na praia. O centro de esportes náuticos, do empresário Fábio Nobre, recebe 2 mil pessoas por ano. “A gente tem o pessoal da Europa, da América do Norte, mas tem também um pessoal do Sul do país cada vez mais praticando esses esportes”, diz.
O clube aluga espaço para guardar as pranchas e velas dos esportistas. Uma das novidades é o “surfe a remo” - um novo esporte que chegou do Havaí. Uma mistura de surfe com canoa que já faz sucesso.
A turista de Taiwan consegue remar na onda. Ela é praticante de wind surf e usa a experiência para manter o equilíbrio. “Aqui em Jericoacoara dá para tentar praticar todos os esportes”, sugere.
Ao entardecer, a praia fica quase vazia. Os turistas sobem ao morro para assistir ao por do sol. São de vários países e culturas diferentes. Mas todos vivem uma experiência única: aplaudem o fim de mais um dia maravilhoso em Jericoacoara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário