MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de março de 2012

Pequenos produtores de cana de PE receberão 5,5 mil toneladas de adubo


Os fertilizantes vão beneficiar 11.700 pequenos produtores.
Este será o terceiro ano que o adubo é distribuído pelo estado.

Do G1 PE

Em Pernambuco, 5.500 toneladas de adubo serão distribuídas entre os produtores de cana-de-açúcar para tentar garantir uma maior produtividade na próxima safra. Os sacos de adubo começam a chegar às usinas nesta semana, beneficiando 11.700 pequenos produtores. Para garantir que todos recebam, a Secretaria de Agricultura de Pernambuco vai contar com as usinas como pontos de distribuição.
“É uma ampliação na produtividade média dos pequenos produtores de cana-de-açúcar para que passem de 50 toneladas por hectare para um nível de 70 toneladas por hectare, melhorando a renda”, explica o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos. Ele garantiu que todos os pequenos produtores cadastrados receberão o fertilizante.
Este será o terceiro ano em que o adubo é distribuído pelo estado. Para a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, o fertilizante é a garantia de uma produtividade maior. “Uma cana que você poderia tirar 800 gramas passa a tirar 1.200. Então é 50% a mais”, explica Paulo Giovanni Tapety, vice-presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco.
Nos canaviais, os agricultores estão cortando os últimos pés de cana. Pernambuco está no fim da safra, que começou em setembro. Os caminhões carregados levam para as usinas as últimas toneladas colhidas no campo. Uma destilaria no município de Escada, Zona da Mata Sul, só vai moer este mês por mais alguns dias. “Nós temos esta semana e a próxima. Provavelmente vai até o dia 18, 19, final da safra”, explica o gerente de produção Madson Marques.
A coordenação do programa é feita pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), localizado em Goiana, na Mata Norte do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário