MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de março de 2012

Peixes têm grande variedade de vitaminas e minerais, diz nutricionista


Segundo ela, alimento tem cálcio, zinco, vitaminas, ácido fólico e iodo.
Karin Honorato considera o ômega 3 como destaque entre os nutrientes.

Do G1 MG

No período da quaresma, o consumo de peixes é maior e é sobre os benefícios desse alimento que a nutricionista Karin Honorato vai falar neste sábado (3). Segundo ela, os peixes são considerados carne branca, magra e excelente para o nosso organismo.
“Os peixes têm grande variedade de vitaminas e minerais, principalmente cálcio, que é bom para os nossos ossos; zinco, que é excelente para imunidade; vitaminas do complexo B, incluindo a B12, o ácido fólico; e também iodo, importante para a saúde da nossa tireóide”, afirma.
Karin considera o ômega 3 como destaque entre os nutrientes. “Gorduras insaturadas importantíssimas para prevenir as doenças cardiovasculares e até o câncer”, diz. De acordo com ela, os peixes ainda são ricos em selênio, que ajudam a prevenir várias doenças.
A nutricionista fala também sobre diferenças entre espécies de peixes. Segundo ela, o linguado e o robalo são exemplos de peixes menos calóricos, já o salmão e a sardinha são mais calóricos. Ela afirma que, apesar de serem mais calóricos, as gorduras são saudáveis e importantes para o nosso organismo.
Dicas e recomendações
Karin dá dicas para comprar peixes inteiros. Ela explica que os olhos devem estar salientes, a carne e as escamas firmes e as guelras vermelhas. Quanto ao armazenamento no local de compra, ela diz que os peixes devem estar sobre o gelo.
Para os peixes congelados, karin recomenda o descongelamento em um recipiente com leite. “Ele fica com a sensação de peixe fresco e com menos cheiro”, diz. Sobre o preparo, a nutricionista pede que o peixe frito seja evitado e sugere o grelhado. No caso dos enlatados – sardinha e atum – Karin indica que o caldo, o molho ou o óleo seja escorrido.
Ela recomenda o uso das ervas, como coentro, salsa, alecrim e manjericão, para temperar. E para a higienização das mãos, utensílios e ambiente onde o peixe foi preparado, a nutricionista indica o uso de limão, vinagre e água sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário