MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de março de 2012

Missão da Unesco começa a avaliar tombamento de Brasília nesta terça


Relatório da missão será analisado em junho; última visita foi há 10 anos.
Brasília tem maior área tombada do mundo, 112,5 quilômetros quadrados.

Do G1 DF

Uma missão da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) visita Brasília a partir desta terça-feira (13) para avaliar o estado de conservação do sítio listado como Patrimônio Mundial. Dois especialistas em arquitetura e urbanismo, Luis Maria Calvo e Carlos Sambricio, e a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado, vão percorrer a cidade até sábado (17) para monitorar as mudanças ocorridas no Plano Piloto desde a última visita, há dez anos.

Brasília tem a maior área tombada do mundo, 112,5 quilômetros quadrados. Em 2012, comemora-se 25 anos que a cidade recebeu o título de patrimônio da humanidade. Desde então, as constantes mudanças no plano urbanístico colocam em risco o título, como os puxadinhos das quadras comerciais, pilotis cercados, coberturas irregulares e a falta de vagas na área central.

A visita foi solicitada pelo Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, em Paris. O envio de consultores à capital federal, aprovado em junho do ano passado, recebeu o apoio de todos os integrantes do Centro de Patrimônio.

O relatório final da missão será enviado, até abril de 2012, ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco e analisado pelo Comitê do Patrimônio Mundial em sua 36ª Sessão, em São Petersburgo, na Rússia, em junho.

A missão pretende colaborar com as autoridades nacionais e com a sociedade para a conservação de Brasilia, identificando medidas de preservação do sítio e propondo estratégias para sua implementação. De acordo com informações da Unesco, o trabalho dos especialistas tem caráter apenas consultivo, não cabe a eles qualquer decisão sobre os encaminhamentos futuros.

No final do ano passado, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) do DF, Geraldo Magela, disse que 2012 será o ano da recuperação do tombamento de Brasília. “Vamos aplicar diversos programas como a revitalização da W3 Sul, do Setor Hoteleiro Sul, a padronização dos quiosques”, explicou o secretário.

O GDF também pretende padronizar as sinalizações para turistas junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Ambiental (Iphan) e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Também está prevista para o primeiro semestre deste ano, a visita de uma missão internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (Unesco), que irá avaliar o patrimônio cultural da capital federal.
Os técnicos da Unesco vão avaliar o estado de conservação da capital que, na década de 80, recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Esta será a segunda visita com esse propósito; a primeira ocorreu há dez anos.
Especialista em urbanismo e meio ambiente, Mônica Veríssimo disse que na última visita da missão da Unesco à capital foram listados 40 itens que deveriam ser melhorados.
Segundo ela, nesse intervalo, a situação só piorou. Mônica aponta como principais problemas a ocupação irregular da orla do Lago Paranoá, o crescimento do bairro do Sudoeste e os "puxadinhos" de bares e restaurantes no Plano Piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário