MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de março de 2012

Hipertensos e diabéticos ganham rede de atendimento no ES


Município tem 64 mil hipertensos e 16 mil diabéticos, diz prefeitura.
50% das pessoas com diabetes desconhece ser portadora da doença.

Do G1 ES

Equipe da Hiperdia é formada por enfermeiros, médicos e técnicos (Foto: Divulgação/ PMVV)Equipe da Hiperdia é formada por enfermeiros,
médicos e técnicos (Foto: Divulgação/ PMVV)
Segundo dados do Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis, existem em Vila Velha, na Grande Vitória, cerca de 64 mil hipertensos e 16 mil diabéticos, em uma população de aproximadamente 419.854 habitantes. Preocupada com os números, a prefeitura lançou neste domingo (4), a rede Hiperdia (Hipertensão e Diabetes) Vila Velha, de atendimento aos portadores dessas doenças.
Equipes do programa, formadas por enfermeiros, médicos e técnicos, vão acompanhar os pacientes desenvolvendo medidas preventivas e ações educativas para promoção à saúde. Entre elas estão o controle das condições de risco, como obesidade, sedentarismo e o tabagismo. Segundo a prefeitura, todos os pacientes com hipertensão e diabetes diagnosticados nas unidades de saúde do município são incluídos no programa.
Na manhã deste domingo, a população participou de uma caminhada e um passeio ciclístico com saída do Centro Integrado de Defesa Social (Cids), na Praia de Itapoã, seguindo pelas principais ruas e avenidas do bairro, até a Praia da Costa. Tembém teve sorteio de brindes, além da medição da pressão arterial e distribuição de material educativo.
Números do Hiperdia apontam que 20% da população adulta são hipertensas e 5% diabéticas. Calcula-se que 50% das pessoas com diabetes desconhece ser portadora da doença.
Segundo a prefeitura, devido à diabetes e a hipertensão no município, 174.659 adultos com idade entre 30 a 59 anos tem complicações como AVC, infartos, amputações, insuficiência renal e retinopatia. Em Vila Velha a população pode contar com atendimento em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário