MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de março de 2012

Especialista de Uberaba faz alerta sobre novos casos de hepatite


Foram confirmados 143 novos casos da doença em 2011 na cidade.
A hepatite do tipo C é a mais comum na região, diz Rodrigo Molina.

Luiz Vieira Do G1 Triângulo Mineiro

Infectologista se diz que é preciso investir em mais informação (Foto: Luiz Vieira/G1)Infectologista fala sobre riscos da hepatite C
(Foto: Luiz Vieira/G1)
Uma doença considerada silenciosa e que a cada ano infecta uma parcela maior da população. A hepatite tem se disseminado no país e a falta de informação em relação à doença é preocupante. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba mostram que em 2011 foram registrados 143 novos casos da doença na cidade.

Segundo o infectologista Rodrigo Molina, a variação mais comum do vírus na região sudeste e, em Uberaba, é a hepatite C. Os dados do município confirmam isso. Dos 143 casos registrados, 81 são do tipo C. Dados da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS-Uberaba), que atende 27 municípios da região, mostram que a incidência de casos de Hepatite C em 2011 foi de 15 para cada 100 mil habitantes.
No mundo inteiro, 170 milhões de pessoas têm o vírus da hepatite C, quase seis vezes mais que o número de infectados pelo vírus da Aids. As informações são da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que um 1,5 milhão de pessoas tenha a doença, mas muitas não sabem. “Muitos estão infectados e não estão sabendo disso. É preciso frear a disseminação da doença que, devido à falta de sintomas, não assusta. Em todo sudeste brasileiro e Uberaba não é diferente, o principal vírus da Hepatite que circula é o C. O vírus B circula mais na Amazônia e em alguns bolsões como ocorre em uma região específica do estado do Paraná, por exemplo”, afirmou o infectologista.
Ainda segundo o especialista, a falta de informação e de mais campanhas orientando sobre os riscos da doença é um problema quando o assunto é prevenção. “Falta informação sobre a doença. Se as doenças forem bem informadas, a população tem como entender a transmissão e assim buscar formas de prevenção. O que não se deve é fazer campanhas em apenas determinadas épocas do ano e depois esquecer da doença. O alerta deve ser sempre constante”, afirmou Rodrigo.
Doença silenciosaO infectologista alerta também para a importância do acompanhamento médico, já que a Hepatite é considerada uma doença silenciosa, pois apresenta sintomas só quando já está em estado avançado. “As hepatites B e C geralmente se cronificam e passam na fase aguda de forma assintomática, ou seja, não causam qualquer sintoma e o indivíduo não sabe que tem a doença. Quando se descobre ele já pode estar até mesmo com cirrose ou pior, câncer hepático. A principal via de transmissão da hepatite C é através de sangue contaminado, seja no compartilhamento de agulhas e seringas, compartilhamento de canudos para aspiração de drogas inaladas. Já a hepatite B, além desta via, também é comum a transmissão sexual da doença. As principais formas de prevenção são o não compartilhamento de agulhas e seringas e uso de preservativos”, finalizou o infectologista.

Tratamento e prevenção da hepatite tipo C
A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através das vias sexual e da mãe para filho. O portador do vírus da Hepatite VHC pode desenvolver uma forma crônica da doença que leva a lesões no fígado como cirrose e câncer hepático. Não há vacina contra a doença. Segundo a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, algumas recomendações podem ajudar a evitar a contaminação por hepatite C.

-Não utilizar drogas injetáveis;
-Certificar de que todo o material utilizado para coleta de sangue é descartável;
-Verificar se agulhas ou qualquer outro objeto que entre em contato com sangue é descartável ou está devidamente esterilizado;
-Levar seu próprio material quando for à manicure;
- Se quiser engravidar ou estiver grávida, fazer o teste para saber se é portadora do vírus da hepatite C;
- Só fazer sexo com preservativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário