MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de março de 2012

'A corrupção prejudica nosso povo', diz líder indígena durante fórum no AM


Almir falou da visão dos índios a respeito da economia verde.
Bianca Jagger mostrou sua opinião contrária às usinas hidrelétricas.

Carlos Eduardo Matos e Marcos Dantas Do G1 AM

Almir Suruí, líder do povo Paiter Suruí, reclamou da corrupção no Brasil (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Almir Suruí, líder do povo Paiter Suruí, reclamou da
corrupção no Brasil
(Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Em sua palestra, no terceiro dia do Fórum Mundial de Sustentabilidade, Almir Suruí, líder do povo Paiter Suruí, reclamou da corrupção, e disse que esse é o principal motivo pelo qual os povos indígenas sofrem no país. “O que prejudica o nosso povo é a corrupção. Para o melhor atendimento das comunidades indígenas,é preciso primeiro acabar com a corrupção, e aí o governo vai poder cumprir seu papel”, disse ao G1.

Almir Suruí começou sua palestra contando a história do povo Paiter Suruí, apresentando dados históricos que mostram as consequências do contato humano com a tribo,como por exemplo, o desmatamento, as doenças trazidas pelo homem branco e a área pertencente aos indígenas nos dias atuais.

Almir falou da visão dos índios a respeito da economia verde. “Economia verde, pra gente, é o desenvolvimento sustentável, com a valorização dos produtos da floresta. Isso pode garantir também a valorização do conhecimento”

O líder indígena também apresentou o plano de gestão do povo Paiter, o ‘Plano de 50anos Suruí’, que busca a valorização da floresta em pé e que deu origem a vários outros programas dentro da comunidade indígena, envolvendo um plano de governança e estratégias que focam o desenvolvimento sustentável valorizando o povo indígena e planejando o futuro da comunidade, além de questões como negócios sustentáveis, serviços ambientais, doações que a comunidade pode receber,mudanças climáticas, entre outras.
Líder foi presenteado com uma escultura de seu rosto  (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Líder foi presenteado com uma escultura de seu rosto
(Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
“Nesse plano, discutimos como queremos utilizar nosso território nos próximos 50 anos”, disse Suruí.
Almir Suruí disse que a PEC 215/2000, que dá ao Congresso Nacional a prerrogativa de aprovar ou não a demarcação de terras para comunidades indígenas é um retrocesso. “As terras indígenas concentram hoje a maior parte das reservas florestais. Esse poder tem que ser do povo indígena”, afirmou o líder indígena.

Ao final de sua apresentação, Almir Suruí foi presenteado com uma escultura de seu rosto feito com peças descartáveis. A ativista Bianca Jagger, que se apresentou no evento também recebeu o presente.

Bianca Jagger contra as barragens
Bianca Jagger mostrou sua opinião contrária às usinas hidrelétricas (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Bianca Jagger mostrou sua opinião contrária às
usinas hidrelétricas
(Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Durante seu discurso, a ex-esposa do roqueiro Mick Jagger, mostrou sua opinião contrária às usinas hidrelétricas, com destaque para a de Belo Monte (PA).
“É verdade que a construção da Belo Monte já começou, mas ainda não acabou. Quando algo pode ser tão destrutivo para tantas pessoas, é importante que levemos em consideração a possibilidade de parar essa obra. O Governo não pode permitir algo assim. Não devemos aceitar que Belo monte não possa ser parada. O Governo é feito por pessoas. Quem está no Governo é eleito por vocês. Se vocês falarem, os governos vão os ouvir. Vocês têm sol, vento,e todas as oportunidades para energia renovável. Não devemos desistir, ainda há tempo, mas não muito. Qualquer coisa que se possa ser feita tem que ser feita já”, disse Bianca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário