MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de março de 2012

China contribui para o aumento das exportações de algodão em MT

Volume embarcado em fevereiro foi 557% maior que o mesmo mês de 2011.
Mato Grosso se consagra como maior produtor de algodão do país.

Do G1 MT

Algodão  (Foto: Secom/MT)A demanda asiática aumenta a demanda do
algodão (Foto: Secom/MT)
O algodão embarcado pelas indústrias de Mato Grosso em fevereiro deste ano foi maior do que as exportações registradas no mesmo período do ano passado.
A demanda asiática aqueceu o mercado mato-grossense que conseguiu exportar 26 mil toneladas da pluma somente no segundo mês do ano, ante a 4 mil em fevereiro do ano anterior. O aumento, neste caso, foi de 557,9%. Os dados, divulgados pelo Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea) na segunda-feira (26), explicam que o envio da pluma para o exterior subiu no final da colheita de 2011, principalmente em outubro quando a exportação foi de 86 mil toneladas, gerando um valor de US$ 180,7 milhões.
A alta nas exportações influenciou o aumento da arroba da pluma na última semana, sendo 1,5% no mercado nacional e de 3% no cenário internacional. A analista do Imea, Elisa Gomes, explica que a China foi o maior consumidor da pluma mato-grossense entre os países asiáticos.
No campo, segundo ela, o produtor está otimista com o desenvolvimento do algodão. “O clima tem contribuído para este cenário”. No entanto, ela alerta para o controle de pragas nas lavouras, que pode ocorrer em períodos chuvosos.
Mesmo com a cautela, a previsão é que não ocorra queda na produtividade e, muito menos, na produção. A estimativa levantada pelo Imea é que o estado produza 992 mil toneladas de pluma. Este volume é quase 6% maior que o resultado da safra passada, de 937 mil toneladas.
“Com esse número, Mato Grosso, se fosse um país, estaria na 8ª colocação no ranking mundial de produção da fibra, empatando com a Austrália”, informa a analista do Imea. A projeção é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (sigla USDA). No Brasil, Mato Grosso tem a maior produção de pluma e a maior área plantada de algodão, somando 716 mil hectares. Além disso abocanha metade das exportações nacionais da fibra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário