MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Câncer de colo de útero é a doença que mais atinge mulheres no AM


Fundação Cecon registra 249 casos de mulheres com o câncer em 2011.
Previsão do Inca é de 600 novas pacientes com a doença este ano.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Cerca de 15, em cada cem mil habitantes, adquiriram a doença em 2011 no AM (Foto: Divulgação)Número de casos é considerado alto, segundo
Instituto do Câncer(Foto: Divulgação)
O câncer de colo de útero é a doença que mais atinge as mulheres no Amazonas. A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) registrou 249 casos em 2011, e a expectativa é que esse número evolua para 600 novas pacientes este ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional Câncer (Inca).
A previsão do Inca para Manaus é que devem surgir 490 novos casos da doença. De acordo com dados do instituto, o câncer de colo uterino passou de 218 casos, em 2009, para 205. Os números indicam redução de 6% da patologia na capital amazonense, mas a incidência ainda é alta para o estado.

De acordo com a diretora da Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (Assago), Grasiela Leite, a doença está presente principalmente em jovens. "O que me surpreende é que a doença está acontecendo muito em jovens abaixo de 30 anos", disse.
Ainda segundo a presidente da Assago, os números altos da doença se devem a falta de cuidados e a prevenção é a única maneira de reduzir os números da doença. "Não se vê as mulheres tendo cuidados para evitar o câncer de colo de útero. Por isso, que é tão importante procurar um ginecologista e fazer os exames preventivos", afirmou a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário