MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de março de 2012

Arquidiocese de Vitória faz cartilha para orientar eleitores católicos


Arcebispo Dom Luiz Mancilha disse que fiéis buscam conselhos na igreja.
Dom Luiz lembrou que a igreja não apoia partidos ou candidatos específicos.

Do G1 ES

Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela (Foto:
Reprodução/TV Gazeta)
Escolher um candidato que respeite a vida, desde sua concepção até seu fim natural, que preze pela paz, se coloque à disposição de comunidades carentes e fale com clareza sobre os cargos que deseja ocupar. Essas são as orientações contidas na cartilha lançada na última semana pela Arquidiocese de Vitória. O arcebispo da cidade, Dom Luiz Mancilha Vilela, disse ao G1 que a criação do documento foi necessário diante da grande quantidade de fiéis que buscam conselhos na igreja. O material foi intitulado 'Orientações Arquidiocesanas - Fé e Política' e pode ser acessado no site da Arquidiocese.
Apesar de ter lançado a cartilha, Dom Luiz lembrou que a igreja não apoia partidos ou candidatos específicos. "Seria uma falta de respeito com o cristão católico. Nosso dever não é escolher o candidato de ninguém. A comunidade tem pessoas com propostas diferentes, então fazemos orientações", alertou.
O arcebispo ressaltou ainda que padres são proibidos de lançar candidatura. "O padre não entra na igreja para ser político-partidário. Ele deve formar apenas a consciência cristã, conscientizar as pessoas e isso é feito por meio da doutrina social da igreja, não por meio de partidos políticos. A visão do padre é muito mais ampla", falou.
Ainda de acordo com Dom Luiz, os eleitores não devem fazer generalizações. "Alguns políticos se preocupam e zelam pelos princípios cristãos, outros já não estão nem preocupados. Mas não podemos generalizar, temos que continuar com a formação cristã até nas urnas e praticar a palavra de Deus no voto", orientou.
Cartilha (Foto: Reprodução/Internet)Cartilha traz orientações sobre eleições para católicos (Foto: Reprodução/Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário