MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Tradicional fincada do mastro de São Benedito reúne fiéis na Serra, no ES


Religiosos lotaram as principais ruas do município.
A festa acontece todos os anos no dia do santo, padroeiro da Serra.

André Falcão Do G1 ES

Moradores da Serra foram às ruas do bairro Serra Sede para participarem da Festa de São Benedito, na noite desta quinta-feira (27). E como em todos os anos, o evento aconteceu em comemoração ao dia do santo, que é padroeiro da cidade. A programação da festa foi marcada pela tradicional fincada do mastro e a caminhada do navio, que é uma réplica de um navio negreiro feito em cima de um carro de boi
Segundo a Prefeitura da Serra, a festa acontece há 167 anos e conta com uma programação que teve início no último dia 25, quando o fiéis participaram de uma procissão para buscar o navio Palermo, que é puxado por  uma corda, pelas principais ruas da cidade da Serra, pagando promessas.  E nesta quarta-feita (26), segundo dia de festa,  aconteceu a fincada do mastro. Na ocasião, os fiéis colocaram o mastro em cima do navio, e o puxaram, em procissão pelas ruas do município. Em seguida, os religiosos seguiram com o navio até a à Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, onde o mastro foi fincado.
O servidor público Rodolfo Machado mora em outro município, mas não deixa de participar com a família e seguir a tradição. "Viemos de Cariacica e, como nos outros anos, estamos todos aqui", contou o religioso. Durante toda a programação, os tambores de bandas de congo acompanharam os devotos. E para finalizar o dia de festejo ao padroeiro os fiéis seguraram no mastro e fizeram seus pedidos. O fim da festa foi marcado por fogos de artifícios.
Para quem ainda não participou da comemoração,  a última etapa da Festa de São Benedito acontece no domingo de páscoa, quando é feita a derrubada do Mastro em frente à Igreja Matriz.
Fiéis passaram pelas principais ruas da cidade, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Fiéis passaram pelas principais ruas da cidade, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário