MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Tecnologia gerencia melhor a água de açudes e reservatórios da Paraíba


Controle é feito desde a evaporação até a água utilizada nas lavouras.
Assim, é possível prevenir um colapso no abastecimento.

Do Globo Rural
Uma tecnologia está gerenciando melhor a água dos açudes e reservatórios da Paraíba. Os pesquisadores conseguem monitorar desde o nível de água até as condições meteorológicas como volume de chuva, força dos ventos e umidade do ar. A novidade já ajuda os agricultores.
Os meteorologistas monitoram em tempo real os maiores açudes e os principais trechos de rios em todo estado. O acompanhamento é feito da chamada Sala de Situação, na sede da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), do governo do estado, que fica em Campina Grande, no agreste da Paraiba.
As informações são transmitidas via satélite ou por sinal de celular através de plataformas automáticas como a que foi instalada às margens do açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, na região do cariri.
Com o monitoramento é possível controlar o volume dos açudes desde a evaporação até a água utilizada na irrigação das lavouras e assim prevenir um colapso no abastecimento.
O produtor Adelino José cultiva frutas e hortaliças irrigadas com a água de boqueirão, mas com cuidado para evitar o desperdício já que o reservatório está com 62 % da sua capacidade.
Esse trabalho do governo da Paraíba é feito em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário