MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de dezembro de 2012

Saiba o que fazer para acalmar o seu pet na hora dos fogos


Número de animais que fogem de casa por medo aumenta no fim do ano.
Brincadeiras e ambientes tranquilos são boas soluções, diz veterinário.

Do G1, em São Paulo

Ricardo Osman ao lado de sua vira-lata, Megguie. Ele tem outros setes cachorros que, segundo ele, sempre precisam de atenção especial na hora dos fogos. (Foto: Arquivo Pessoal)Ricardo Osman ao lado de sua vira-lata, Megguie. Ele tem outros setes cachorros que, segundo ele, sempre precisam de atenção especial na hora dos fogos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Em época de fim de ano, os animais de estimação tendem a se assustar com os barulhos de fogos e muitos até fogem de suas casas tamanho é o medo que sentem. É o que diz o veterinário José Paulo Bernardes Júnior, do Hospital Veterinário da Pompéia, em São Paulo. Um pouco de algodão no ouvido, brincadeiras para distrair e atenção redobrada são alguns cuidados que os donos devem ter com os seus pets.
“O mais indicado é que o dono fique com o animal no lugar mais tranquilo da casa. Ele precisa se sentir seguro. O dono festar ao lado do pet durante a queima de fogos também é importante”.
Com portas e janelas fechadas, o jornalista e estudante de veterinária, Ricardo Osman, 55 anos, passa todos os finais de ano na sala de jantar da sua casa cercado por sua família- Cláudia, sua esposa, e os seus oito cachorros. Um deles Ricardo comprou e os outros sete foram tirados das ruas. “Toda vez, nesta época do ano, íamos para um hotel em São Francisco Xavier , na cidade de São José dos Campos (SP), mas os fogos eram muitos, e  os bichinhos se assustavam. Agora nós só passamos em casa.”
O labrador Gordo é o mais assustado com os barulhos da queima de fogos. "Sempre puxo ele pra perto de mim para acalmá-lo", conta Ricardo. (Foto: Arquivo Pessoal)O labrador Gordo é o mais assustado. "Sempre
puxo ele pra perto", diz Ricardo. (Arquivo Pessoal)
Osman conta que não sai de perto dos cachorros, principalmente quando o barulho começa. “O mais assustado, o Gordo, sempre late muito. Daí eu puxo ele pra perto de mim e fico acariciando a cabeça dele pra mostrar que está tudo bem.”
O que pode ajudar também, explica o veterinário José Paulo, são brincadeiras para distrair. “Chamar a atenção pra outra coisa é sempre uma boa opção – o animal tende a focar mais em quem está ao seu lado, e a brincadeira vai puxar ainda mais a sua atenção.” Algodão e alguns calmantes podem ser usados, explica o veterinário, mas por serem muito invasivos, ele não recomenda.
Outro problema que o dono deve sempre ficar atento é a uma possível fuga de casa. “Um cachorro ou gato muito assustado e que não está sendo vigiado tem muita probabilidade de fugir de casa por medo, por isso o número de animais perdidos aumenta no Ano Novo”, diz João Paulo. Osman já trabalhou muito no feriado por causa dos pets dos vizinhos que fugiram. “Nunca aconteceu comigo, mas já tive que sair no meio da festa pra procurar os pets de vizinhos e amigos”.
Ricardo Osman sempre fecha as janelas e curtinas na hora da queima de fogos para não assustar seus oito cachorros. (Foto: Arquivo Pessoal)Ricardo Osman sempre fecha as janelas e cortinas na hora da queima de fogos para não assustar seus oito cachorros. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário