MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

'Pan-Amazônica no Município' leva escritores à várias cidades do Pará


Escritores de Portugal vão visitar municípios no interior do estado.
O país é o homenageado pela Feira Pan-Amazônica do Livro deste ano.

Do G1 PA

"Pan-Amazônica no Município" leva a Feira do Livro à outras cidades do Pará (Foto: Cristino Martins/O Liberal)"Pan-Amazônica no Município" leva a Feira do Livro à outras cidades do Pará (Foto: Cristino Martins/O Liberal)
Portugal é o país homenageado pela Feira Pan-Amazônica do Livro de 2012, evento que acontece em Belém a partir do próximo dia 21 de setembro. Por isso, os escritores portugueses Maria Adelina Amorim, Vitor Serrão e Gonçalo Tavares foram convidados a visitar outras cidades do Pará. O convite faz parte do evento "Pan-Amazônica no Município", que estende a programação da Feira Pan-Amazônica do Livro a outros municípios do estado. O escritor paraense Raimundo Nonato Câncio, de Oriximiná, oeste do Pará, também vai participar das visitas.
No próximo dia 10, Adelina Amorim, autora de "Formação dos Franciscanos no Brasil", vai passar por Oriximiná para falar sobre a sua obra e sobre literatura em geral. A escritora, que começou a pesquisar sobre os padres franciscanos há 25 anos, diz estar ansiosa pela visita. "Espero encontrar um público interessado no que tenho a dizer, e também espero aprender bastante convosco”, afirma.
Diretor do Instituto de História da Arte e membro da Academia Nacional de Belas Artes, ambas instituições de Portugal, Vitor Serrão também vai participar da visita à Oriximiná. Ele é mestre em história da arte pela Universidade de Lisboa, e autor de vários livros e estudos sobre o Renascimento, Maneirismo, e Barroco.
O paraense Raimundo Nonato Câncio, mestre em educação pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), vai discutir sobre o seu livro "O vocabulário popular de Oriximiná".
Programação se estende à Abaetetuba
Está programada para o próximo dia 24 de setembro, a visita do escritor português Gonçalo Tavares ao município de Abaetetuba, nordeste do Pará. Gonçalo tem vários prêmios em segmentos literários. Em 2005, José Saramago, autor português e Prêmio Nobel em Literatura, declarou que "Gonçalo escreve tão bem que me dá vontade de bater", depois de ler "Jerusalém", romance escrito por Gonçalo Tavares.
Serviço
O evento “Pan-Amazônia no Município” acontece no próximo dia 10, em Oriximiná, com os portugueses Maria Adelaide Amorim e Vitor Serrão, e o paraense Raimundo Nonato de Pádua Câncio, no salão da Biblioteca Municipal “Enéas Cavalcante”, às 19h. Já no dia 24, o escritor português Gonçalo Tavares deve se apresentar em Abaetetuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário