MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

'New York Times' publica reportagem sobre nomes de candidatos do Brasil


No texto, jornal americano cita Batman, James Bond e Wolverine.
Segundo a publicação, eleições municipais refletem democracia no país.

Do G1, em São Paulo

Reportagem publicada no jornal americano “The New York Times” desta segunda-feira (17) destaca os nomes de urna de candidatos brasileiros que concorrem a cargos nas eleições municipais deste ano.
Batman, que concorre em Uberlândia (MG), dois James Bond, um de Ponta Grossa (PR) e um de Birigui (SP), e um Wolverine em Piracicaba (SP) estão entre os personagens escolhidos para chamar a atenção e vencer a disputa, segundo a publicação.
O jornal também destaca os candidatos Daniel Corno, de Itavepi (SP), e Elvis não Morreu, de Alfenas (MG). Em João Neiva (ES), concorre a vereador o candidato Macgaiver. Em Santo André (SP) está a candidata Ladi Gaga (sic).
Segundo o NYT, o Brasil surgiu como uma das mais vibrantes democracias do mundo desde o fim da ditadura em 1985. “Conforme a campanha municipal para as eleições em outubro se intensifica, essa vitalidade fica evidente nas cédulas, que refletem a marcante falta de restrições em como os candidatos podem se autoproclamar”, diz o jornal.
“É estratégia de marketing, programa político, porque se eu me chamasse de Geraldo Custódio, ninguém ia me reconhecer”, diz o professor de 38 anos que concorre como Wolverine em Piracicaba. Segundo a publicação, o candidato já havia escolhido o personagem para tentar uma vaga no reality show Big Brother Brasil.
“Esse é o Brasil, um país orgulhosamente relaxado quando o assunto são nomes dos políticos”, diz o jornal.
Nesse contexto, o jornal cita a presidente Dilma Rousseff, “quase que universalmente conhecida por seu primeiro nome”, e cujo antecessor imediato, Luiz Inácio Lula da Silva, “incorporou o apelido de infância: Lula”. Além disso, diz o NYT, Fernando Henrique Cardoso não é conhecido por seu sobrenome, mas pela sigla FHC.
Ainda de acordo com a reportagem, muitos candidatos escolhem os apelidos de políticos conhecidos como Lula para se candidatar, “refletindo em 16 Obamas concorrendo neste ano no país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário