MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de setembro de 2012

Mais de 400 cabaças para cuias de chimarrão serão colhidas em Goiás


Agricultores estão apostando no cultivo do fruto, em Jataí, na região sudoeste.
Fabricantes do sul afirmam que qualidade dos frutos goianos é superior.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Com o favorecimento do clima seco e temperaturas elevadas, os produtores rurais de Jataí, no sudoeste de Goiás, estão apostando no cultivo de cabaças. Mais de 400 mil unidades do fruto seco utilizado na fabricação das tradicionais cuias para chimarrão devem ser colhidos nas 240 hectares destinados para a cultura na região.

Segundo Valdecir dos Santos, que trabalha na confecção dos recipientes no Rio Grande do Sul, a qualidade das cabaças cultivadas no município é superior às plantadas na região onde ele mora. “A qualidade é superior a que plantamos no sul e isso nos surpreendeu. Ela é mais firme e mais resistente na hora de fazer o corte e modelá-la. Por isso, esse ano nós viemos para negociar a produção da lavoura e vamos levá-la para o sul”, revela o fabricante.

O cultivo, que é alternado entre a safrinha, demora cerca de seis meses para chegar ao período de colheita dos frutos. E, quando o procedimento é realizado, trabalhadores saem do Rio Grande Sul para trabalhar na safra em Goiás. Eles selecionam as cabaças e fazem os cortes para entregar o produto pré-pronto para a fábrica. A expectativa deste ano é que cerca de 20 carretas saiam carregadas com destino ao sul do país. “A gente faz todos os cortes necessários e já leva a cabaça pronta para as fábricas trabalharem”, explica João Nardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário