MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de setembro de 2012

Falta de chuva causa prejuízo de 40% nas lavouras de bananas, em Jataí, GO


Sem chover há quase 3 meses na região, agricultores somam prejuízos.
Devido ao solo seco, plantas não estão conseguindo absolver nutrientes.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O tempo seco e as altas temperaturas estão causando transtornos aos produtores de bananas, em Jataí, na região sudoeste do estado. Somente na propriedade do agricultor João Divino Vilela o prejuízo já chega a 40% na lavoura de 17 hectares. Segundo ele, por causa do forte calor a bananeira não consegue absolver do solo os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos cachos.

Ele ainda relata que somente um sistema de irrigação poderia melhorar a colheita. Entretanto, João Divino Vilela alega que o investimento é inviável. “Atualmente acho que não tem nenhuma lavoura de bananas com esse tipo de sistema de irrigação, pois o custo é muito elevado e rentabilidade é pequena. Não compensa”, afirma o agricultor, que fornece frutas da qualidade maçã e banana da terra para a Central de Abastecimento (Ceasa) de Goiânia e outros municípios.
Além do agricultor João Divino Vilela,  o vizinho dele Leandro Nunes, que cultiva um bananal em um lote de 1 hectare, também está passando pela mesma situação. Na lavoura dele, as folhas das plantas estão secas e muitas bananeiras tiveram que ser podadas e outras tombaram por falta de nutrientes.

Para prevenir mais perdas, o agricultor está fazendo o controle da terra para a próxima grande safra, que deve ser colhida em março do ano que vem. “Vamos ter que fazer um controle e eliminar os pés que foram atingidos por pragas. Com isso, eles irão absolver o adubo quando chegar o período chuvoso”, explica Leandro Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário