MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de setembro de 2012

Copacabana tem caminhada por liberdade religiosa neste domingo


Será a 5ª caminhada da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa.
Evento começa às 11h, e terá apresentação de Margareth Menezes.

Do G1 RJ

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) realiza neste domingo (16) a Quinta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na Praia de Copacabana, a partir das 11h, na Zona Sul do Rio. A expectativa dos organizadores é reunir 200 mil pessoas no evento, que contará com a apresentação da cantora Margareth Menezes.
O grupo também aguarda candidatos a prefeito para assinatura de uma carta-compromisso com propostas pela liberdade religiosa.
A Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) estará presente na caminhada com a ala Elos da Diversidade, do programa Ambiente em Ação. Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e com lideranças religiosas, o programa defende a criação de espaços sagrados em áreas protegidas, para preservar tanto os recursos naturais quanto as práticas culturais a eles associados.
A CCIR foi criada em 2008, quando religiosos de matrizes africanas foram expulsos de uma comunidade na Ilha do Governador por traficantes convertidos a segmentos neopentecostais dentro de presídios, explicaram representantes da comissão. Um protesto nas escadarias do prédio da Assembleia Legislativa deu origem às caminhadas anuais que visam a chamar a atenção da sociedade para o risco de se querer impor a soberania de uma crença sobre as outras. Foram 20 mil pessoas na primeira caminhada; 80 mil no ano seguinte; 120 mil na terceira marcha; e 180 mil, em 2011.
"Este movimento cresce a cada ano. É uma marcha de religiosos pela cidadania, ou seja, mesmo os que não têm fé apoiam a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa porque entendem que essa é uma luta de cada cidadão brasileiro. Não é um movimento em que as pessoas impõem suas crenças. Ao contrário: todos aprendem sobre os diferentes e se respeitam. Não há nada igual em todo o mundo", diz o interlocutor da comissão, babalawo Ivanir dos Santos.
A concentração está marcada para as 11h, no Posto Seis, e a caminhada começa às 13h. A cantora Margareth Menezes começará a apresentação, na Praça do Lido, às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário