MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de dezembro de 2012

Vacinação assistida contra a febre aftosa é realizada em Barra do Corda


Desde o dia 1º de novembro já foram imunizadas 1.779 cabeças de gado.
Segunda etapa da campanha contra a doença segue para outros municípios.

Do G1 MA

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão, que teve início no dia 1º de novembro, já garantiu a imunização de forma assistida de 1.779 animais no estado.
Os últimos rebanhos a serem beneficiados com a ação foram os dos povoados de Barra do Corda, a exemplo das fazendas Floresta (Povoado Capim), Giordania (Povoado Unha de Gato), Mangueirão II (Povoado Centro do Marculino), Santo Antonio (Povoado Naru) e Canada (na sede do município) por técnicos e profissionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).
A vacinação assistida é realizada pelos proprietários dos animais sob a supervisão de fiscais agropecuários da Aged. Segundo as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a vacinação assistida pode ocorrer com objetivo de orientação, assistência a comunidades carentes ou fiscalização, e possibilita ao serviço oficial - no Maranhão representado pela Aged -, certificar a aplicação da vacina na totalidade dos animais existentes em determinadas propriedades rurais.
“Esse rebanho que foi vacinado de forma assistida ainda não havia sido vacinado em 2012 porque estava participando do processo de sorologia exigido pelo Ministério da Agricultura [Pecuária e Abastecimento] como um dos critérios para a classificação do estado como zona livre de febre aftosa”, explicou o chefe da Unidade Regional da Aged em Barra do Corda, Adalgoberto Guedelha.

Em todo Maranhão foram sorteadas 340 propriedades em 147 municípios, onde parte do rebanho foi selecionada para a coleta de sangue e análise laboratorial, dando continuidade ao cronograma do inquérito soroepidemiológico para avaliação de circulação do vírus.
Os exames coletados até o início do segundo semestre desse ano foram enviados para laboratórios credenciados pelo Ministério, que deve divulgar ainda os resultados em todos os estados que cumpriram a sorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário