MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Tecnologia garante produção de uva com menos uso de agrotóxico no RS


Aplicação de agrotóxicos diminuiu em cerca de 80%.
Investimento também causou aumento no valor da fruta no mercado.

Do Globo Rural
A construção de uma espécie de estufa garantiu a uma família de agricultores de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, uma qualidade invejável nos parreirais. A aplicação de agrotóxicos diminuiu em cerca de 80% e o valor da uva no mercado é mais alto.
A imensidão verde dos parreirais foi substituída pelo branco do plástico. A produção coberta é tradição na propriedade da família Venturin. Esta será a 17ª safra das uvas ecológicas. Eles foram os pioneiros do sistema no país. “A gente foi aprendendo que se poderia reduzir muito a aplicação de agrotóxicos. Então, a gente consegue chegar a uma uva com redução de até 80% em níveis de agrotóxicos”, diz Charles Venturin.
A técnica consiste em usar uma cobertura ao longo de todo o parreiral. As uvas ficam cercadas como em uma estufa. São mais de dois hectares cobertos com lona de rafia. As uvas ficam totalmente protegidas das mudanças no clima. Uma estrutura de madeira sustenta telas ao redor da plantação. No chão há a vegetação nativa e em pontos estratégicos são colocadas armadilhas para os insetos. O sistema de irrigação foi criado especialmente para o parreiral. A água da chuva é acumulada em um lago e redistribuída conforme a necessidade.
Todas as ações protegem o parreiral do excesso de chuva, do granizo e dos raios solares. Além disso, propiciam a redução no uso dos agrotóxicos. A uva não sofre tanto com doenças. O uso de inseticidas foi eliminado, uma vez que os insetos ficam bem longe dos parreirais. O custo é de R$ 80 mil por hectare.
“O retorno que você tem depois compensa. Você consegue um preço melhor e consegue pegar o consumidor pela boca. A uva é diferente e saborosa. O consumidor sente que é um produto diferenciado e que vale a pena pagar mais por isso”, avalia Venturin.
A família Venturin recebe cerca de R$ 5,50 pelo quilo da uva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário