MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Proprietários investem em cursos de qualificação em fazendas de MT


Mecanização cria vagas para operar equipamentos de alta tecnologia.
Problema é encontrar mão de obra para trabalhar com as máquinas.

Do Globo Rural
A mecanização das fazendas tem criado novas vagas para operar equipamentos de alta tecnologia. O problema é que ainda falta qualificação. Em Mato Grosso, as proprietários investem em cursos específicos para os trabalhadores rurais.
O auxiliar de armazenagem Diego Santana, funcionário de uma fazenda em Diamantino há quase um ano, quer deixar o armazém de grãos para trabalhar com tratores e colheitadeiras. Antes de assumir a função, ele fez um treinamento junto com outros 12 colegas de trabalho.
Durante cinco dias, os trabalhadores rurais aprenderam sobre regulagem e operação de máquinas, evolução de equipamentos e técnicas para evitar perda de grãos durante a colheita. Muitos alunos da turma são experientes na profissão. Mesmo assim, estavam interessados no que o instrutor tinha a ensinar. Antônio Lopes Ferreira, operador de máquinas há 12 anos, sabe da importância de se aperfeiçoar cada vez mais na profissão.
Um levantamento feito pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), aponta que 74% dos agricultores consideram têm máquinas agrícolas adequadas para a produção de grãos, mas o problema é encontrar mão de obra especializada para trabalhar com esses equipamentos.
A fazenda de 12 mil hectares que produz soja, milho e algodão, tem 38 operadores de máquinas para dar conta do trabalho de plantio, pulverização, adubação e colheita. Com dificuldade para contratar profissionais nesta área, a gerência decidiu investir em qualificação.
Em todas as propriedades do grupo empresarial que cultiva 311 mil hectares em Mato Grosso, Bahia, Piauí e Minas Gerais estão disponíveis 30 vagas para a função.
O agricultor Fernando Calábria, que tem uma empresa de produção de sementes em Deciolândia, na região de Tangará da Serra, também enfrenta dificuldade para encontrar mão de obra qualificada. São mais de 20 vagas abertas.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada, o salário médio dos trabalhadores na agropecuária gira em torno dos R$ 990,00. Os operadores de máquinas podem receber mais de R$ 2 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário