MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Presépios inusitados encantam moradores da região de Marília, SP


Em uma capela, a estrutura foi montada no alto, acima do altar.
Família monta há 52 anos um presépio que se movimenta.

Do G1 Bauru e Marília
Nesta época do ano, uma tradição natalina que resiste ao tempo enche de encantamento casas e igrejas. São os presépios criados por São Francisco de Assis, na Itália, e que ganharam o mundo com os mercadores e cristãos. Em Marília (SP) presépios inusitados chamam a atenção dos visitantes.
Foi no alto, acima do altar, que as irmãs resolveram montar o presépio em uma capela, na zona leste de Marília. A representação do nascimento de Cristo é feito pelo convento das Irmãs Clarissa há 13 anos e virou local de visita obrigatória nessa época do ano. Flores, luzes, papel e tecido foram colocados cuidadosamente e fazem parte da representação criada por São Francisco de Assis, em 1223.
"Então tivemos a ideia de colocar o presépio lá em cima. E trabalhamos tudo com armações, como muito TNT para dar a sensação de gruta mesmo, de rocha. Porque ele nasceu naquele lugar mesmo muito pobre, muito rústico", conta a irmã Mirian Gabriela da Santa Cruz.
Irmãs fizeram presépio no alto da capela, acima do altar  (Foto: reprodução/TV Tem)Irmãs fizeram presépio no alto da capela, acima do altar (Foto: reprodução/TV Tem)
A criatividade na hora de montar os presépios é tão grande que muita gente não se restringe apenas aos reis magos e à sagrada família. Diversos outros elementos são incorporados ao nascimento do menino Jesus.
Outro presépio que chama atenção na cidade é montado há 52 anos. Ele fica em uma casa na região central da cidade e foi criado pelo pai da dona de casa Angélica Fagionato. No começo era menor, mas com o passar dos anos crescendo e ganhou movimento. "A gente morava na roça e lá não tinha eletricidade. Aí o papai veio para cidade e ele era muito curioso e ele cada ano fazia uma peça e acabou ficando assim", conta.
Presépio de família traz cenas diferentes, além do nascimento de Jesus, e se movimenta (Foto: reprodução/TV Tem)Presépio de família traz cenas diferentes, além do nascimento de Jesus, e se movimenta (Foto: reprodução/TV Tem)
O presépio acabou se transformando em uma pequena vila e ainda conta outras histórias da Bíblia como a fuga para o Egito. Tem animais, pessoas trabalhando, um galo e um sino que não para de badalar. Tanta dedicação rende inúmeras visitas a casa da família, de parentes e de pessoas que simplesmente batem na porta e entram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário