MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de dezembro de 2012

Presépio com peças animadas encanta público no Recife


Montagem dos Arautos do Evangelho tem também jogo de luzes e som.
Apresentação vai até 6 de janeiro, aos sábados e domingos, das 16h às 21h.

Do G1 PE

Presépio animado tem mais de 570 peças. (Foto: Luna Markman/G1)Presépio animado dos Arautos do Evangelho tem mais de 570 peças. (Foto: Luna Markman/G1)
Muitas famílias têm a tradição de montar pequenos presépios em casa para o Natal. Miniaturas que imortalizaram o nascimento de Jesus em uma pequena gruta de Belém, ao lado de José e Maria, e encantam cristãos de todas as idades. Agora, imagine conhecer um presépio "animado" por luzes e som, onde peças se movimentam para contar o episódio que marcou a história da humanidade.
Detalhe do presépio animado. (Foto: Luna Markman/G1)Detalhe do presépio animado. (Foto: Luna Markman/G1)
É assim que, desde 2009, os Arautos do Evangelho, uma associação internacional de direito pontifício, atraem centenas de pessoas a sua sede, no bairro do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, para repassar a mensagem natalina. Um presépio de seis metros de largura por dois de profundidade, com mais de 570 peças, realiza um belo espetáculo.

O presépio foi montado pelos próprios Arautos do Evangelho, usando espuma, isopor, resina, gesso e outros materias. A cada ano, ele recebe novas peças e ajustes. A sala onde está a montagem tem capacidade para 50 pessoas, e sempre fica lotada.

Tudo começa quando as luzes se apagam e uma voz começa a contar a história de Jesus. Luzes acendem e apagam ao sabor da narrativa, assim como a sonoplastia e movimento das peças. Dois funcionários cuidam para que tudo saia bem sincronizado.
Filha e mãe foram conhecer presépio. (Foto: Luna Markman/G1)Filha e mãe conheceram presépio. (Foto: Luna Markman/G1)
O espetáculo lembra as profecias, nascimento, crucificação e ressurreição de Cristo, resumindo tudo em 20 minutos. "Não tenho mais como ir a igreja todos os dias, mas leio a Bíblia todos os dias. E tudo o que é relacionado ao Natal eu gosto, é uma alegria para mim", disse a aposentada Izabel Silva, 86 anos, que foi acompanhada da filha, Iara Marrocos, 64.

O passeio também agradou aos mais novos. A assistente social Graça Sales foi conhecer o presépio com o marido Luciulo Galvão e os dois filhos, Catarina e Thiago, de três e seis anos, respectivamente. Ao fim da apresentação, as crianças foram logo se aproximando da montagem para ver todos os detalhes de perto. "Estava procurando programações de Natal, porque o Thiago já está bem interessado no assunto, e soube desse, que achei bem interessante, pois conta essa história de forma lúdica, fica mais fácil de eles entenderem", falou Graça.
Família curtiu programação. (Foto: Luna Markman/G1)Família curtiu programação. (Foto: Luna Markman/G1)
A ideia é essa mesmo. "Queremos mostrar a importância do nascimento de Jesus, que teve a missão de salvar a humanidade. Hoje, esse significado fica perdido em comemorações comerciais, que nem lembram do aniversário de Cristo", disse o religioso responsável pelo presépio, Celso Gonçalves.

As apresentações do Presépio Som, Luz e Movimento seguem até o dia 6 de janeiro, sempre aos sábados e domingos das 16h às 21h. Nos dias 24, 25 e 1° de janeiro serão realizadas apresentações extras. A entrada é de graça. A sede dos Arautos do Evangelho fica na Rua Estrada Real do Poço, n° 191, no Poço da Panela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário