MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pesquisa avalia cultivo in vitro para conservação da Samaúma, no AM


Árvore é apreciada para fabricação de móveis e como madeira estrutural.
Procedimento é utilizado para captação e fixação do ganho genético.

Do G1 AM

Sumauma é conhecida como 'Rainha da Floresta' pelo seu tamanho gigantesco (Foto: Mário Bentes / Acervo Ascom Inpa)Árvore é apreciada para fabricação de móveis
(Foto: Mário Bentes/Acervo Ascom Inpa)
A árvore Samaúma (Ceiba pentandra) é uma espécie muito apreciada pela indústria florestal, principalmente para a fabricação de móveis e como madeira estrutural. Porém, a exploração intensiva da espécie vem provocando uma perda considerável de populações naturais de samaumeiras. Para evitar um quadro pior, um estudo realizado pela pesquisadora e mestre em Biologia Urbana, Perla Pimentel da Silva, apontou para a eficácia do cultivo in vitro para a conservação e melhoramento genético da espécie.
De acordo com ela, o cultivo in vitro é uma das principais ferramentas biotecnológicas utilizadas para a captação e fixação do ganho genético, e propagação clonal de genótipos selecionados. "Este tipo de cultivo constitui uma estratégia importante, tanto para solucionar problemas na propagação, quanto na melhora genética clássica e biotecnológica das plantas", afirmou.
A pesquisadora também explicou que uma das principais restrições que podem vir a ocorrer com este tipo de cultura é o declínio na capacidade de enraizamento com o envelhecimento ontogenético, processo que descreve a origem e o desenvolvimento de um organismo desde o ovo fertilizado, até sua forma adulta e o limitado número de gemas que podem ser produzidas a partir de cada planta matriz.
Resultados
Segundo Perla Silva, os resultados obtidos pela pesquisa demonstraram que a sumaúma não apresentou dificuldades para ser manipulada in vitro. "Além disso, é possível afirmar que os resultados são inéditos para esta espécie, e novos estudos devem ser realizados com o objetivo de otimizar a regeneração da sumaúma", esclareceu.
Além disso, ela destacou que "observou-se também, através da pesquisa, que o uso de baixas concentrações de hipoclorito de sódio, cloreto de sódio e nitrato de prata promoveram os melhores resultados referentes ao estabelecimento da cultura in vitro", revelou.
A partir do resultado da pesquisa, intitulada 'Cultivo in vitro de Sumaúma (Ceiba pentandra)', apresentada ao programa de pós-graduação em Biologia Urbana da Universidade Nilton Lins, em 2010, a cultura in vitro de plantas é uma técnica que não apenas apresenta importância prática na área florestal e agrícola, mas também, na área científica. Dentro do campo da biologia de plantas essa é considerada umas das técnicas mais polivalentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário