MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

No AM, técnica acelera processo de germinação da semente do tucumã


Processo produzido pela Embrapa é dividido em seis etapas.
Período de germinação das semente com a nova técnica é de 10 meses.

Do G1 AM

Tucumã é fruta típica da região amazônica (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Tucumã é fruta típica da região amazônica
(Foto: Reprodução/TV Amazonas)
A Embrapa Amazônia Ocidental desenvolveu uma técnica para acelerar a germinação das sementes de tucumã, a qual costuma levar aproximadamente de dois a três anos para acontecer. Dividido em seis etapas, o processo faz com que sejam criadas as condições ideias para que as sementes germinem em dez meses.
Segundo o pesquisador Jeferson Luís Vasconcelos de Macedo, o processo não traz aumento de custo para o produtor. Porém, quem for produzir precisa tomar alguns cuidados como, por exemplo, a seleção de uma palmeira com grande quantidade de frutos e com polpa abundante nos frutos para a obtenção de sementes, a utilização de uma prensa ou morsa e não de um martelo ou marreta no momento da quebra das sementes, e a troca da água a cada vinte e quatro horas, caso o processo de reidratação não seja feito com as sementes imersas em água corrente.
A técnica, conforme explica o pesquisador Jeferson Luís Vasconcelos de Macedo, não implica em um grande custo para o produtor, o que pode aumentar significativamente sua produção. De forma simplificada, as etapas dessa técnica de germinação são: seleção de palmeiras produtivas, colheita dos frutos, limpeza e secagem dos caroços, quebra de dormência das sementes (separação e reidratação das sementes), semeadura e preparação das mudas.
O tucumã pode ser utilizado de várias maneiras para o aumento de renda do produtor rural. A polpa de sua fruta é ingrediente no preparo de pratos típicos, patês e sorvetes. Também da polpa e da semente pode-se extrair óleo para a preparação de biodiesel e, além disso, o tronco e a sementes podem ser transformados em peças de artesanato e biojoias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário