MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Missa do Galo reúne centenas de católicos na Igreja da Matriz, no AM


A tradicional cerimônia cristã foi realizada às 20h na Igreja da Matriz.
Esta foi a última missa natalina de Dom Luiz Soares como arcebispo.

Mônica Dias Do G1 AM

Nesta segunda-feira (24), a Missa do Galo reuniu centenas de pessoas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, popularmente conhecida como Igreja da Matriz. Assim como no ano passado, a Missa teve início às 20h. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Viera, que se despede, após 21 anos na função, dando lugar ao Dom Sérgio Eduardo Castrianni em fevereiro.
O nascimento do Salvador, Jesus Cristo, foi celebrado durante a missa (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Missa foi a última celebração natalina presidida por Dom Luiz como arcebispo  (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
A celebração comemorou o nascimento de Jesus Cristo. "Este é um momento de alegria. As pessoas temem a Deus, mas ele não deve ser temido, e sim amado. Jesus poderia ter vindo de todas as formas, mas ele preferiu passar por uma gestação de nove meses e nascer igual a todos nós", ressaltou.
Em entrevista ao G1, antes de iniciar a celebração, Dom Luiz disse que está tranquilo com saída e que pretende viajar e fazer caridade em 2013. "Me preparei para este momento, afinal tudo que começa, termina. Após passar a posse, no dia 13 de fevereiro, pretendo passar uma semana em Borba, para retiro espiritual. Depois vou para Apucarana, no Paraná, onde eu era padre antes de ser bispo, e vou ajudar o pároco de lá. No final do ano pretendo voltar para Manaus e ajudar alguma paróquia da periferia e fazer trabalhos sociais", disse.
Durante a Missa, o arcebispo se despediu dos católicos com otimismo. "Essa é minha despedida e é um momento de alegria, de uma bela celebração. Nós vamos receber um grande arcebispo e vocês vão ganhar muito com ele, Manaus vai ganhar muito com ele", afirmou.
Avó, mãe e neta mantêm tradição de família de assistir à Missa do Galo na Igreja da Matriz, em Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Avó, mãe e neta mantêm tradição de família de assistir à Missa do Galo na Igreja da Matriz, em Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
A tradição cristã de ir à missa no Natal é passada por gerações na família da dona de casa Cleonice Silva, de 69 anos. A católica levava, desde pequena, a filha Agda Silva para a Missa do Galo. Este ano, Agda levou sua filha recém nascida, Isabele, para a sua primeira. "Fico muito feliz de poder presenciar este momento. Essa missa teve um significado a mais para mim, não sei expressar minha alegria", disse Cleonice.
Já a cabeleireira Sônia Ribeiro, de 31 anos, nunca tinha isso a uma Missa do Galo. "Apesar de ser católica e frequentar a missa todo domingo, só assistia a Missa do Galo pela televisão. Mas esse ano eu vim agradecer umas bênçãos que aconteceram na minha vida, e trouxe toda minha família", disse.
Família inteira assistiu a missa reunida nesta noite de Natal (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Família inteira assistiu a missa reunida nesta noite de Natal (Foto: Mônica Dias/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário