MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Milhares de aranhas envolvem copa de árvore em fazenda de Goiás


Aranhas começaram a fazer casa na árvore há cerca de 60 dias.
Milhares de fios cobrem folhas e galhos da árvore.

Do Globo Rural
Um fenômeno causou surpresa numa fazenda em Bela Vista de Goiás, região central do estado. Milhares de aranhas fazem teias e envolvem completamente a copa de uma árvore.
Os milhares de fios cobrem folhas e galhos da árvore. As aranhas, que medem menos de 0,5 cm, começaram a fazer casa na árvore há cerca de 60 dias, tempo suficiente para cobrir toda a gameleira com uma espécie de véu, o que é uma armadilha para os insetos.
O administrador da fazenda José Junior Alves diz que pela primeira vez assiste a tamanha infestação de aranha na propriedade e não sabe o que fazer para evitar que se espalhem. “Os galhos da árvore estão secando e as folhas estão morrendo”, diz.
O biólogo Rodrigo Daud, professor de zoologia da Universidade Federal de Goiás, diz que se trata de uma espécie que vive em colônias no cerrado. “Elas constroem essa teia simplesmente para capturar insetos voadores, principal prato da aranha. Essas aranhas são típicas do bioma cerrado. Com o intenso desmatamento que o cerrado vem sofrendo ao longo desses anos, principalmente devido à expansão agropecuária na região centro-oeste, deve estar forçando a migração dessas aranhas para áreas próximas às habitações humanas”.
De acordo com o biólogo, as aranhas estão aparecendo em abundância nessa época porque os insetos que servem de alimento para elas se reproduzem no período chuvoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário