MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sistema de engorda de bois atrai estrangeiros à Paragominas, no PA


Pará está se tornando um dos principais estados exportadores.
Novo tipo de negócio está ganhando força no estado.

Do Globo Rural

O boitel é uma espécie de hotel para bois onde o pecuarista engorda gado de outros criadores por curto período de tempo.
O criador paga uma diária de R$ 6 por cada cabeça de gado, o animal fica confinado e recebe ração e silagem de milho quatro vezes ao dia.
O pecuarista Dalton Paes é dono de um boitel em Paragominas. No momento, ele está como 600 cabeças de gado na fazenda, que só devem sair de lá depois de 90 dias, quando alcançarem cerca de 550 quilos, peso ideal para o abate.

Armando Teixeira também é pecuarista e há dois anos traz o rebanho para o boitel de Dalton. Ele conta que o pasto fica mais escasso por causa da estiagem e opção pelo boitel é porque acredita que a produtividade deve ser melhor por um custo menor.
Um dos fatores que contribuem diretamente para a expansão do negócio é a fartura de milho e soja no município, base para alimentação do gado.
Nilson Gusmão está investindo na construção de um boitel, que deve ficar pronto ainda este ano. “Meu plano é aumentar e criar mais bois, em menos espaço, no menor tempo possível”, diz.
Um grupo do departamento de recursos animais da Arábia Saudita foi ver de perto como é o trabalho no boitel em Paragominas. Ali Alsaha, uma das autoridades sanitárias do país, diz que achou o sistema muito interessante porque aplica com rigor a parte sanitária e a parte de alimentação do animal. “O objetivo da visita ao Brasil é analisar a condição sanitária do gado para tentar abrir mais um mercado de exportação do Brasil para Arábia Saudita”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário